13

Itabira só “existe” no mapa por causa de Drummond.

Dia desses um itabirano da gema me corrigiu: — Não, Martino! Itabira existe por causa do Cauê e da Vale. Pode ser, mas a grande “griffe” itabirana é Drummond.

Drummond virou arte de todo jeito, caricaturas, estátuas, mosaicos, seja no Rio, seja em Itabira, em todo o Brasil, um intelectual pop. E Drummond vende! Gerou souvenirs, camisetas, cartões, objetos, suas poesias foram musicadas e declamadas pra todo lado.

Drummond é mito, quase santo, especialíssimo ser humano. Suas palavras continuam ecoando e seu legado imaterial não tem nem como mensurar.

Mas junto com o bônus vêm os ônus. Parâmetros tão altos geram expectativas gigantes e um gênio não nasce todo dia. Tudo parece medíocre em comparação com o onipresente poeta. A inspiração drummondiana reluz, mas sua sombra é pesada.

Talvez possamos citar Newton Baiandeira como grande nome artístico pós-Drummond. O cantor e compositor teve amplo reconhecimento local. Mas Drummond extrapola tudo. É internacional!

Há pouco tempo, um jornalista local chamou alguns poetas da cidade de cacarecos. É claro que houve uma grita, o pessoal se sentiu ofendido. Mas o danado do Drummond faz todo mundo parecer  cacareco.

O que fazer, então? Uai! Fazer  a  REVOLUÇÃO DOS CACARECOS.   Os cacarecos também amam, experimentam, criam, destroem, quebram, evoluem, regridem, relaxam…e respiram.

Que tal, então,  um FESTIVAL  CACARECO?  Pode ter música, poesia, artes plásticas, teatro, poetas de várias expressões, os que estão na lida, os  que estão chegando, os alternativos, os marginais.

“E aí? Prontos pra matar Drummond?”

Marcos Martino
Marcos Martino é alvinopolitano, compositor, cantor, produtor musical, articulista, ex-assessor de Comunicação da Prefeitura e ex-presidente da Casa da Cultura de João Monlevade.

    EMPRESAS DE ITABIRA E ITABIRANOS QUEREM INVESTIR EM BARÃO DE COCAIS

    Matéria Anterior

    UM PAPO FILOSÓFICO SOBRE EMPREENDER

    Matéria Seguinte
    5 1 vote
    Article Rating
    Acompanhe os comentários!
    Notify of
    guest
    13 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Remisson Aniceto
    Remisson Aniceto
    30 dias atrás

    Bom dia!
    Parabéns pelo belo artigo do Marcos Martino.

    estamos-prontos-para-reviver-drummond-e-fazer-nascer-ou-renascer-os-outros-poetas-itabiranos-ou-remisson-aniceto-frase-17726-228801.jpg
    NS
    Editor
    NS
    30 dias atrás

    Ao nosso colunista Marcos Martino,

    Por ele agradecemos.

    Remisson Aniceto
    Remisson Aniceto
    27 dias atrás
    Reply to  NS

    Caro Sr. José Sana, é uma alegria ler o diferenciado conteúdo do NS. Uma boa semana.

    NS
    Editor
    NS
    27 dias atrás

    Muito obrigado pelos elogios

    NS
    Editor
    NS
    30 dias atrás

    Obrigado

    Marçal Filho
    Marçal Filho
    30 dias atrás

    Parabéns Remisson Aniceto dissertou muito bem a respeito da iniciativa de nosso Marcos Martino, o cruzeirense mais Atleticano que conheço.

    NS
    Editor
    NS
    29 dias atrás
    Reply to  Marçal Filho

    OBRIGADO PELAS PARTICIPAÇÃO.

    Remisson Aniceto
    Remisson Aniceto
    27 dias atrás
    Reply to  Marçal Filho

    Sim, Marçal, o Marcos é uma figuraça, um cara antenadíssimo com tudo o que se refere a cultura, a política, o esporte, o trânsito. Sou muito grato a ele desde que fez a primeira entrevista comigo na rodiviária de BH e deu uma força enorme divulgando a minha poesia e a minha cidade de Nova Era. Tenho a sorte de ser amigo dele. Como agora tenho a sorte e o privilégio de conhecer mais o Notícia Seca.

    NS
    Editor
    NS
    27 dias atrás

    Obrigado pela participação

    Remisson Aniceto
    Remisson Aniceto
    30 dias atrás

    Um abraço e bom final de semana.

    se-alguem-tiver-alguma-duvida-sobre-a-qualidade-do-que-escreve-saibam-que-toda-forma-de-arte-e-remisson-aniceto-frase-17726-228802.jpg
    NS
    Editor
    NS
    30 dias atrás

    Bom dia!
    Bom fim de semana!

    Marçal Filho
    Marçal Filho
    30 dias atrás

    Grande Marcos Martino, sua perspicácia é de fato louvável, parabéns pelo belíssimo artigo onde sagazmente coloca à prova os fazeres e refazeres dos versares que acontecem nessas plagas, apesar de muita gente torcer o nariz. Mas nem só de narizes torcidos vivem os poetas.

    NS
    Editor
    NS
    29 dias atrás
    Reply to  Marçal Filho

    OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO

    Você também pode gostar

    Mais em Colunas