0

O domingo 21 de fevereiro de 2021 ficará gravado na história de Santa Maria de Itabira  como algo trágico e até certo ponto o mais trágico de sua história. Uma tromba d’água quase destrói totalmente as vias principais, o centro, diria, da cidade, de dez mil habitantes.

Fortes chuvas fizeram encostas caírem sobre algumas casas e o Rio Girau, que sempre era chamado de rego, um fio de água, provocou grande destruição. Seis mortes registradas e perdas irreparáveis.

Socorros chegaram de praticamente todas as cidades vizinhas e até de distantes. Mas, aos poucos, foram reduzindo-se e hoje (9 de março) resumem-se a doações avulsas, sem coordenação, embora sejam recebidas ainda em forma de alimentos, principalmente.

O governador Romeu Zema foi a visita ilustre que apareceu  na cidade e caminhou pelas ruas cheias de lama e ainda meio intransitáveis, as quais ficaram sem três pontes. Deixou promessas de ajudas, principalmente para a reconstrução de pontes, indispensáveis à mobilidade local.

Itabira, sob o comando de várias lideranças, principalmente da Prefeitura, sob as ordens de assistência social comandada pela primeira-dama, Raquell Guimarães, apareceu como a maior contribuinte do desastre que abateu sobre a cidade.

VIDA INTRANQUILA

Além do Coronavírus que, com certeza, afastou muitos do batente, e já provocou 11 óbitos até esta data (9), a Barragem Santana, da Vale, localizada a menos de 20 quilômetros, aumentou seu poder de ser o maior medo do santa-mariense. E a mineradora ainda resolveu, no dia 4 de março (o fato ocorrerá em todos os dias 4 de cada mês), acionar a sirene para atendimento a ordens do governo federal. O povo mal informado ainda

A Vale ainda deve pelo menos explicações sobre barragens e Notícia Seca vai cobrar. Aguarde, Vale! Aguarde, cidadão!

Uma moradora, que ligou para NS, disse que “a vida na cidade voltou ao “anormal” depois das enchentes de fevereiro, e o dia a dia parece nunca mais mudar”.

Fotos de Luciene Cássia

Leia também:

 

ECONOMIA OU VIDA: QUAL CAMINHO SEGUIR?

Matéria Anterior

ÚLTIMA HORA: ITABIRA DIVIDIDA

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Cidades

Cidades

DOM VIÇOSO VENERADO HÁ QUASE 150 ANOS

Em peregrinação lançada no trajeto Mariana ao Santuário do Caraça, em Mariana, tem como finalidade homenagear o bispo Dom Antônio Ferreira Viçoso, que ...