0

Você sabe qual é a função de um Fonoaudiólogo? Hoje somos mais de 46 mil profissionais em todo país e, ainda sim, muitas vezes recebo a pergunta sempre em tom de curiosidade sobre a atuação do fonoaudiólogo.

Somos relativamente uma profissão nova no Brasil e por isso é normal essa curiosidade.

A Fonoaudiologia surgiu no mundo na década de 1930, oriunda de uma demanda na área da Medicina e da educação como profilaxia na correção de distúrbios relacionados à linguagem de escolares. Já na década de 1960 deu-se início o primeiro curso de Fonoaudiologia na cidade de São Paulo, vinculado à clínica de Otorrinolaringologia e Educação. Mas somente nos anos 70 o curso foi reconhecido como Bacharelado. No dia 9 de dezembro de 1981 veio a tão sonhada regulamentação da profissão, sendo este dia considerado o Dia do Fonoaudiólogo no Brasil.

Logo após a regulamentação, expandiu-se muito a atuação da profissão e hoje contamos com mais de dez tipos de especializações nas áreas de voz, fala, linguagem e audição.

 Considerada uma profissão muito versátil pelas diversas formas de atuação, o fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos da função auditiva, vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, fluência da fala e dos sistemas orofaciais e de deglutição. Por essa versatilidade estamos inseridos em vários meios como escolas, hospitais e clínicas.

Portanto, se você tiver qualquer dificuldade ou alteração nesse aspecto, somos os profissionais que irão cuidar de você!

HOMENAGEM: TERRA MÃE MULHER

Matéria Anterior

EDITORIAL: TENTATIVA DE UM NOVO JORNALISMO

Matéria Seguinte
0 0 vote
Article Rating
Acompanhe os comentários!
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Colunas