0

O prefeito Marco Antônio Lage se reuniu, na manhã desta quarta-feira (17), com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein que chegaram a Itabira para reforçar o combate à pandemia de Covid-19. Os especialistas conversaram com o chefe do Executivo, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes e com a secretária municipal de Saúde, Eliana Horta, e depois seguiram para o reconhecimento das unidades de atendimento da cidade.

EQUIPE CHEGA E ASSUME

A equipe do hospital paulista é formada pelo médico Fábio Racy, pelas enfermeiras Flávia Welchek e Luciana Manfredini e pelo engenheiro de produção Thiago Santuzzi. Eles prestarão consultoria à Saúde Municipal a partir de uma parceria com a mineradora Vale e vão auxiliar no desenvolvimento de um plano estratégico de enfrentamento à Covid-19 neste período mais crítico da pandemia.

Ainda nesta quarta-feira, logo após a conversa inicial com os representantes da Prefeitura, a equipe de consultores seguiu para a Secretaria Municipal de Saúde, onde conversaram com as equipes que estão à frente da gestão da pandemia. Depois, conheceram as unidades básicas de saúde. Nesta quinta-feira (18), os profissionais seguirão para os hospitais Nossa Senhora das Dores e Carlos Chagas.

PALAVRA DO ESPECIALISTA

“É um grande desafio, de uma situação crítica em todo o mundo e que aqui em Itabira não é diferente. A gente chega para somar esforços, considerando tudo que já foi feito na cidade. Vamos, juntos, trazer algumas estratégias e metodologias para dessaturar o serviço de saúde e conseguir dar conta dessa demanda que está sendo cada vez maior. A gente precisa tomar conhecimento daquilo que já foi feito, dos dados que já se tem e das estruturas que existem aqui para a gente poder, baseado na realidade deste momento, conseguir pensar nas melhores medidas a serem tomadas”, afirma o médico Fábio Racy, que é ortopedista e especialista em Medicina do Desastre.

“OLHAR DIFERENCIADO”

Para o prefeito Marco Antônio Lage, a chegada dos especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, referência em atendimento médico na América Latina, demonstra a seriedade com a qual Itabira trata o enfrentamento à pandemia. “É uma orientação muito importante, uma força de suma relevância que a gente recebe para vencer esta guerra. Essa equipe se junta aos nossos técnicos e traz um olhar diferenciado para a concepção do plano estratégico e do plano de ação nesta luta. Essa parceria nos deixa ainda mais fortes no enfrentamento à Covid-19”, declarou o prefeito, que agradeceu à Vale pela parceria com a consultoria.

PARTICIPAÇÃO DO ITABIRANO

Durante a primeira conversa com o prefeito, vice e secretária, o médico Fábio Racy destacou a importância da participação da população para o êxito das medidas de combate ao  coronavírus. Segundo ele, qualquer ação será prejudicada se os itabiranos não comprarem a ideia de que é necessário união para vencer o atual momento.

“O comprometimento da população também é muito importante. Existe, lógico, a responsabilidade do setor público, mas a corresponsabilidade é fundamental que seja percebida. Então, essa responsabilidade é compartilhada com cada um que está aqui na cidade vivendo essa situação difícil para que a gente possa sair disso da melhor maneira possível, preservando vidas”, finalizou.

Com: Coord. Com. Social/PMI – foto e vídeo

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA CRIA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER

Matéria Anterior

PASSABÉM CELEBRA 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NO DIA DO PADROEIRO

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Saúde