2

Ao receber a notícia da condução de Márcio Antônio Labruna a um importante cargo no Hospital Nossa Senhora das Dores, senti-me na obrigação de apresentar esta figura à nova geração e até mesmo a alguns itabiranos que não o conhecem.

Momento de finalização da escolha do novo provedor do HNSD

Momento de finalização da escolha do novo provedor do HNSD

JUSTIFICATIVA DESTA PÁGINA

Em primeiro lugar, devo esclarecer que sou amigo do casal Márcio e Dalva, mas nunca fui frequentador de sua casa, ele idem da minha, somos amigos, não tenho procuração sequer verbal para falar dele. Sou livre.

Apesar de propor a mim mesmo a apresentação, peço desculpas antecipadamente a todos, inclusive a ele, porque aqui não cabe um simples desfile de currículo, sequer o seu livro “Horizonte sem fim” (2017) alcançou em cem por cento a proeza.

SÍNTESE DA SÍNTESE DO CURRÍCULO

Márcio Antônio Labruna

Márcio Antônio Labruna

Labruna nasceu em Belo Horizonte, morou e estudou no Rio de Janeiro, no Cefet (técnico em eletrotécnica), chegou a Itabira há quase 60 anos, prestou serviços à antiga Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), aposentou-se como gerente. Mais tarde, graduou-se em Ciências Exatas. E casou-se em Itabira, de cuja união tem quatro filhos e não sei mais quantos netos, eram quatro também.

A esposa, Dalva Tôrres Bahia Labruna, com quem vive há 54 anos, é o seu braço direito, esquerdo, ele todo, caminham juntos, ela participando também com sua espiritualidade aguçada e ele como um verdadeiro “trator empreendedor” (título que dei a uma entrevista que me concedeu, em maio de 2002). Em 1994, já havia o acompanhado, mesmo de longe, quando esteve na Áustria, de onde trouxe um modelo de ensino para empreendedores, a Escola Gerencial do Sebrae, que continua brilhando em Itabira e região.

Apesar de ter feito um trajeto incrível de trabalho profissional e comunitário, sempre como líder em várias empresas e entidades — CVRD, Mobral (alfabetização de adultos), Credivale, Inocoop, Coopervale, Fide (professor) Rotary (governador), Ativa, Acita, ETG Sebrae, Federaminas, — o seu grande destaque, em meu entendimento, tem um nome intocável: Hospital Nossa Senhora das Dores.

PROVEDOR POR NATUREZA

Carregador de piano, operário, conselheiro, provedor — não é somente isso que ele fez. Foi muito mais, um verdadeiro apaixonado pela causa “Saúde do HNSD”. Em outro texto para a revista, em 1988, tive a felicidade de escrever com força no computador a seguinte frase: “Labruna curou o hospital para este nos curar”. Simples frase, mas que pode simbolizar o seu irrequieto e objetivo empenho por causas nobres.

Agora, ele retorna à sua paixão do nível de seu amor à família, assim como sempre sonhou com uma Itabira progressista.

Eleito provedor pelos membros da Irmandade Nossa Senhora das Dores nesta semana, Márcio Antônio Labruna prova mais uma vez que tem fôlego de sobra para enfrentar mais desafios. Desde quando retornou da Federaminas, há um bom tempo, pratica o hobby enigmático de prestar serviços voluntários à Irmandade. Sobe aquele morro e a escadaria a pé e desce quando se encerra o expediente.

VOTOS SINCEROS DE ÊXITO

Nada mais a declarar diante da dificuldade de fazer uma síntese de empreitadas irretocáveis, já que nem “Horizonte sem Fim”, de 264 páginas, de sua autoria, alcançou tal façanha.

A mim cabe os votos de bom trabalho a Labruna toda a sua equipe, sem esquecer dos membros da mesa administrativa, diretoria clínica, médicos, enfermeiros e demais funcionários, indistintamente, de nosso salvador hospital regional.

José Sana

Fotos: Divulgação

Em 09/04/2021

NOVA REMESSA DE VACINAS SERÁ DIRECIONADA PRINCIPALMENTE À SEGUNDA DOSE PARA IDOSOS DE 70 A 79 ANOS

Matéria Anterior

REINVENÇÃO ITABIRANA (4): O FUNDO QUE FICOU SEM “FUNDO”

Matéria Seguinte
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sívory Linhares
Sívory Linhares
27 dias atrás

Bela reportagem!
Realmente Marcio Labruna é um tanque que lidera um batalhão de boas pessoas e profissionais que se dedicam a cuidar da mais irmanada casa de saúde de Itabira.

Você também pode gostar

Mais em Saúde