4

Eu tenho a certeza de que em algum momento você já disse esta frase: ‘eu não posso usar essa roupa porque sou baixinha, ou gordinha ou muito alta’. É ou não é verdade? Como já vimos aqui, existem peças que não caem bem em determinados tipos de corpos, mas não estou falando disso.

O assunto em questão é como estamos presos a mitos. São boatos que passam de geração a geração e que acabam se tornando verdade para muita gente.

Os mitos da moda são inúmeros. Não caberiam aqui neste texto. Mas vamos enumerar os mais comuns, que eu, como dona de loja e consultora de imagem, ouço com bastante frequência.

1- ROUPA PRETA “EMAGRECE”

A roupa preta dá a impressão de que a pessoa fica menor porque a cor não interage tanto com o ambiente como os tons claros. Na verdade ela cria uma ilusão de ótica. Mas de nada adianta usar peça escura e errar no tecido e na modelagem da peça. Uma roupa preta com modelagem “ruim” pode deixar você maior do que uma peça clara!

2- MULHERES BAIXINHAS NÃO DEVEM USAR SAIAS OU VESTIDOS LONGOS

Você já ouviu dizer que o longo alonga? É a mais pura verdade!

O vestido longo (ou saia longa) alonga a silhueta de quem é baixinha, mas o ideal é usar peças de cor única ou com estampas pequenas. Experimente!

3- LISTRAS HORIZONTAIS ENGORDAM

Essa frase escuto demais no meu dia a dia. E confesso que só consigo provar pra cliente que ela não é verdade, quando ela veste a peça. As listras na horizontal devem ser finas e estreitas! Faça o teste! Você vai se sentir mais alta e mais magra. Listras largas realmente aumentam a silhueta.

4 – É PRECISO COMBINAR A BOLSA COM O SAPATO

Essa já foi uma regra no mundo da moda! Num passado nem tão distante, sair com a bolsa sem combinar com o sapato era uma gafe terrível! Hoje em dia, felizmente, nos libertarmos desse padrão! Bolsa, sapato e cinto não precisam “conversar” entre si.

Atualmente a moda valoriza o estilo pessoal e a ousadia. E este é um reflexo, talvez, das próprias mulheres – hoje mais seguras e cheias de personalidade!

5 – MULHERES DE CABELO CURTO NÃO DEVEM USAR BRINCOS GRANDES

Muitas mulheres tem a ideia errada de que cabelo curto só funciona com brincos pequenos e evitam os maxi brincos. Eles ficam um charme com esse tipo de corte e ganham ainda mais destaque por não ter fios de cabelos atrapalhando.

Não existe nenhum padrão que limite o tamanho do brinco. Se você tem cabelão ou não, fique à vontade pra usar o que quiser!

6 – É PROIBIDO MISTURAR ESTAMPAS

Este é outro mito que vem sendo derrubado com o tempo. Desde que prevaleça o bom senso, misturar estampas pode ser divertido e dar um “up” no visual. Duas dicas para não errar: use estampas diferentes com mesmas cores ou estampas iguais com cores diferentes.

Então agora que derrubamos alguns mitos, o que posso dizer a você é:  liberte-se das listinhas de “certo e errado”. A moda é muito mais democrática do que você imagina! Use o bom senso e seja feliz!

Flávia Sana

Flávia Sana
Flávia Sana, jornalista, ex-apresentadora de telejornais, consultora de imagem e estilo, atua em Belo Horizonte e interior. Sócia proprietária da Complemento Bouttique e Complemento Outlet - Telefone/WhasApp: 31 - 99622.6761.

    REINVENÇÃO ITABIRANA (4): O FUNDO QUE FICOU SEM “FUNDO”

    Matéria Anterior

    COMO VIVE O SER HUMANO EM TODO O PLANETA TERRA?

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    4 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Mary Sana
    Mary Sana
    23 dias atrás

    Adorei a matéria!
    A Flávia Sana tem a habilidade do texto leve, inteligente, que prende a nossa leitura, independente do tema que aborda.
    Com o microfone em punho faz o mesmo, pq além do que expõe, traz consigo a imagem de quem fala firme e passa confiabilidade.
    Sem querer priorizar a aparência, que conta é claro, ela é belíssima no vídeo!

    NS
    Editor
    NS
    22 dias atrás
    Reply to  Mary Sana

    OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO. CONTINUE CONOSCO.

    Afra Regina Sana
    Afra Regina Sana
    19 dias atrás

    Muito bem!😀👏👏👏👏👏👏👏👏

    NS
    Editor
    NS
    19 dias atrás

    Obrigado pela participação, Afra Sana

    Você também pode gostar

    Mais em Colunas