0

GENEBRA (Reuters) – O mundo pode controlar a pandemia global de Covid-19 nos próximos meses, desde que distribua os recursos necessários de forma justa, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta semana.

Para reforçar, a ativista sueca de combate à mudança climática, Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg, que participou da entrevista como convidada a partir da Suécia, criticou o “nacionalismo da vacina”, e disse não ser ético que os países ricos priorizem a vacinação de seus cidadãos mais jovens antes dos grupos vulneráveis nos países pobres e em desenvolvimento.

OMS PARA O MUNDO LER E OUVIR

Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS dá a dica para o fim ou controle da pandemia da Covid-19

Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS dá a dica para o fim ou controle da pandemia da Covid-19

“Temos as ferramentas para controlar esta pandemia em questão de meses, se as aplicarmos de forma consistente e equitativa”, disse Tedros. No entanto, ele também expressou preocupação com a “taxa alarmante” de disseminação da Covid-19 em pessoas com idade entre 25 e 59 anos em todo o mundo, possivelmente devido a variantes muito mais contagiosas.

“Demorou nove meses para chegarmos a um milhão de mortes; 4 meses para chegarmos a 2 milhões e 3 meses para chegarmos a 3 milhões”, afirmou.

VACINA NACIONALISTA

Ativista sueca Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg condena o que chama de “vacina nacionalista”

Ativista sueca Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg condena o que chama de “vacina nacionalista”

A ativista Thunber, cujas ações são conhecidas do mundo todo, pela sua coragem, segurança e declaração aberta da verdade, segundo seus analistas, deu-lhe credenciais para dizer, durante a entrevista, o seguinte: “Embora uma em cada quatro pessoas em países de alta renda já tenha sido vacinada contra a Covid-19, apenas uma em mais de 500 pessoas em países mais pobres recebeu uma dose. O nacionalismo da vacina é o que está comandando a distribuição da vacina”, acrescentou. “A única coisa moralmente certa a fazer é priorizar as pessoas mais vulneráveis, quer vivam em um país de alta renda ou de baixa renda”.

DANO AMBIENTAL

Exemplo de dano ambiental que afeta diretamente a natureza que o ser humano ainda não avaliou nem evitou

Exemplo de dano ambiental que afeta diretamente a natureza que o ser humano ainda não avaliou nem evitou

Greta Thunberg, roubando a cena, traçou uma ligação direta entre a pandemia e a destruição ambiental que, segundo ela, tornou muito mais fácil para os vírus perigosos passarem das populações animais para os humanos.

“A ciência mostra que teremos pandemias mais frequentes e devastadoras, a menos que mudemos drasticamente nossos métodos e formas de tratar a natureza… Estamos criando condições ideais para que as doenças se espalhem de um animal para outro e para nós”, afirmou.

Thunberg exortou os jovens em todos os lugares a serem vacinados se tiverem oportunidade, mesmo sendo a faixa etária de menor risco no caso da Covid-19, por “solidariedade com as pessoas nos grupos de risco”.

MAIS OPINIÃO

Epidemiologista da OMS, MariaVan Kerkhove denuncia aumento de afetados em faixas de idade mais baixas

Epidemiologista da OMS, MariaVan Kerkhove denuncia aumento de afetados em faixas de idade mais baixas

A epidemiologista da OMS Maria van Kerkhove disse, na mesma entrevista, que o mais recente aumento nas infecções por Covid-19 no mundo incluiu aumentos entre grupos de idade anteriormente menos afetados pela pandemia. Segundo ela, cerca de 5,2 milhões de casos foram registrados no mundo na semana passada — o maior aumento semanal desde o início da pandemia.

Concluindo: fica cada vez mais clara a certeza que para os seres humanos que enxergam poucos metros à frente que estamos cada vez mais na era do conhecimento. Vão se salvar agora e, principalmente, no futuro, quem dominar as informações sem preconceitos e sem outras contradições ideológicas.

Com: OMS/NS

VALE, CSN, GERDAU, USIMINAS E AURA MINERALS: VÊM AÍ LUCROS ACIMA DE 100%

Matéria Anterior

DA SÉRIE: UM NEGÓCIO BOM PARA AMBAS AS PARTES!

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Saúde