8

Um assunto tão falado nos tempos atuais, principalmente em função da pandemia, a saúde já vem sendo discutida e exposta na mídia faz tempos, e por meio de estudos e pesquisas científicas, ao longo dos anos, especialistas chegaram a um consenso do que fazer para alcançá-la.

Já se sabe há algum tempo que para ter saúde é fundamental uma alimentação saudável, prática regular da atividade física, check-ups anuais ao clínico e exames em dia — são alguns dos principais fatores para evitarmos o adoecimento e mantermos um corpo saudável.

Mas será que, tomando essas medidas eu realmente consigo ter saúde? E o que você entende como saúde para a sua vida?

Segundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Ou seja, o conceito de saúde vai muito além de saúde física, ou a ausência de doenças, é um complexo que liga esses três pilares físico, mental e social com o mesmo grau de importância entre si.

Estar bem em paz com essa tríade é o segredo para alcançar a saúde. É importante cuidar do corpo, sim, como aqui mencionado. Mas o que você tem feito para o cuidado da sua saúde mental e social? Quanto tempo você se dedica a esses outros dois pilares tão fundamentais para a saúde?

Múltiplos fatores determinam o nível de saúde mental e social de uma pessoa. A pressão econômica em tempos de desemprego, ansiedade, depressão, violência e as desigualdades e injustiças que nos cercam podem colaborar para o adoecimento, tanto quanto a má alimentação.

Estratégias para o cuidado da mente e do aspecto social são tão importantes quanto o cuidado do corpo. Procure sempre buscar atividades que lhe tragam prazer, como a leitura , uma boa música , momentos alegres com a família e amigos e até a busca de psicoterapia e espiritualidade são importantes.

A saúde social refere-se à capacidade que o indivíduo tem de interagir em sociedade. Não é apenas o contato com outras pessoas, mas o modo de se relacionar com elas de uma forma saudável e equilibrada para todos. É prosperar nos ambientes, seja com trabalho voluntário, com gentilezas e boas ações.

Saber dosar o cuidado desses três pilares abordados é o segredo para alcançar a saúde e bem-estar. É, como disse Sócrates “Quanto mais virtuoso, maior será a chance de ser feliz, porque fará bem a si aos outros”

Nilza Santos
Nilza Santos é Fonoaudióloga (CRFA 6-7889), Especialista em Audiologia Clínica, Atuante na área de aparelho Auditivo há dez anos (Clínica Bem Ouvir/BH - (31)3273-8379 / (31)99676-6059).

    TEM OURO NA RUA JUCA MACHADO? OU O DINHEIRO DO POVO VIROU CAPIM?

    Matéria Anterior

    REINVENÇÃO ITABIRANA (5): A VALE CHEGOU

    Matéria Seguinte
    4.5 4 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    8 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Neide
    Neide
    5 dias atrás

    Muito bom !!!!

    NS
    Editor
    NS
    4 dias atrás
    Reply to  Neide

    Obrigado pelo comentário.

    Iraci
    Iraci
    5 dias atrás

    Execelente trabalho, continua assim esclarecendo estas coisas as pessoas. Parabéns pela inciativa .

    Geralda
    Geralda
    5 dias atrás

    Excelente matéria! Me fez repensar como me cuidar melhor e até descobri sobre saúde social,.Que não somente podemos nos avaliar. Mas Também saber a saúde de quem estamos em contato ,para não correr o risco de tomar medicação pra suportar as pessoas ,se na verdade a pessoa é quem deve-se tratar pra ter saúde social também. Tiro experiência por mim mesma, passei a avaliar e fui observando que eu estava consumindo 6 tipos de medicamentos pra poder lidar bem com todos.Conclusao : deixei todos os 6 medicamentos quando fui tendo consciência que era o outro que precisava rever seus conceitos de saúde social. Agradecida a Dra.Nilza por trazer esta matéria .

    NS
    Editor
    NS
    4 dias atrás
    Reply to  Geralda

    Muito grato pelo comentário. Ela é uma profissional inigualável.

    NS
    Editor
    NS
    4 dias atrás
    Reply to  Geralda

    Grato pelo belo comentário. Continue conosco.

    Mateus
    Mateus
    5 dias atrás

    Os meus três pilares estão fracos. Mas o pior é o social.

    NS
    Editor
    NS
    4 dias atrás
    Reply to  Mateus

    Mas a Nilza vai fortalecer vc com palavras bem encaixadas. Obrigado pelo comentário.

    Você também pode gostar

    Mais em Colunas