0

No dia 1.º de janeiro deste ano, em sua posse, o prefeito de Itabira, jornalista e CEO Marco Antônio Lage anunciou solenemente “2021, ANO MUNICIPAL DO CENTENÁRIO DE DOM MÁRIO TEIXEIRA GURGEL e de DOUTOR COLOMBO PORTOCARRERO DE ALVARENGA.

Dom Mário nasceu em 22 de outubro de 1921 em Iguatu (CE). Até lá, outubro, provavelmente, seja possível uma reunião presencial para celebração do DIA D de Dom Mário e de Doutor Colombo, os “donos do ano”.

Doutor Colombo, presente em Itabira e em plena saúde e lucidez, ao lado da esposa Eny, completa 100 anos exatamente daqui a um mês. Faltam 31 dias (a contar a partir desta segunda-feira, 17 de maio) para o marco de seu nascimento ocorrido em 17 de junho de 1921, na Fazenda Morro Escuro, município de Santa Maria de Itabira. Filho Álvaro e Haydée Alvarenga, ele é o caçula de uma prole de 12 herdeiros do casal santa-mariense que se tornou itabirano desde 1926.

O mundo vive momentos difíceis, mas não insuperáveis, muitas barreiras já foram vencidas, por isso o próprio homenageado deste ano, especificamente de 17 de junho, reconhece que a comemoração precisa ser ao estilo já vivido, da pandemia do Coronavírus, ou seja, de distanciamento social. Ele próprio, em contato telefônico constante com a reportagem, tem reconhecido e recomendado que todos permaneçam nos seus postos, cada um cuidando de sua saúde como podemos. E unidos, compreensivos, solidários, espiritual ou em pensamento.

Abrimos as nossas páginas para que todos os residentes em Itabira possam manifestar-se livremente, deixar a sua saudação e os seus votos de felicidade direcionados a esta grande figura, Doutor Colombo. A ele que serviu e ainda serve, com a sua notável experiência, bondade e sabedoria, a uma comunidade imensa, que se expande para além das fronteiras de Itabira e de sua terra natal.

Dia por dia, estaremos aqui saudando o grande médico, exemplar figura humana. Com seus exemplos, assim como de todos os médicos da família (irmão e sobrinhos), construiu um legado de confiança para todos no futuro, especialmente os que labutam a favor do futuro de Itabira e região.

A saudação de Doutor Colombo aos itabiranos, no seu ano e a chegar o seu dia, é a confiança de que todos se unirão, se agigantarão, para construir um tempo de prosperidade e segurança.

Comemoramos sua glória com autorização expressa e vamos mostrar aqui como ele encara a vida: profissional exemplar, político com curta mas ótima experiência (foi vereador em Itabira de 1958 a 1962), figura humana ímpar e, para mostrar a sua sensibilidade, um poeta de fazer inveja a muitos conterrâneos de Drummond.

Esse dom da arte será sendo estampado aqui, em um dia a ser escolhido, num quilométrico poema escrito para o irmão Mauro Alvarenga, quando esse completara 80 anos de idade, em 18 de março de 1985. Verdadeira obra-prima que vamos guardar por uns dias como “segredo de estado”. É o suspense a que temos direito.

Descrição na página 4, do livro Morro Escuro, de Rosemary Penido de Alvarenga (quarta edição/2005): “Foto de julho de 1932, a família do Sr. Álvaro e D. Haydée. Atrás: Álvaro (Alvito), Iara, Oswaldo, Haydée (Didi), Acrísio, Roger, Dalvo, Alaíde, Dinorah e Mauro. Na frente: Mozart, os pais, Álvaro e Haydée, e Colombo” (de roupas claras, o menor de todos)

Descrição na página 4, do livro Morro Escuro, de Rosemary Penido de Alvarenga (quarta edição/2005): “Foto de julho de 1932, a família do Sr. Álvaro e D. Haydée. Atrás: Álvaro (Alvito), Iara, Oswaldo, Haydée (Didi), Acrísio, Roger, Dalvo, Alaíde, Dinorah e Mauro. Na frente: Mozart, os pais, Álvaro e Haydée, e Colombo” (de roupas claras, o menor de todos)

A EDITORIA

Foto: Página 4 do livro de Rosemary Penido (explicação na legenda)

CONHEÇA A SERRA DOS ALVES: UM ENCANTO DE VILAREJO PERTO DE ITABIRA

Matéria Anterior

FALTAM 31 DIAS PARA QUE SEJA COMPLETADO O CENTENÁRIO DO MÉDICO DR. COLOMBO PORTOCARRERO DE ALVARENGA

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Editorial