0

O mundo passou por um turbilhão de acontecimentos nos últimos 15 meses, mas o Brasil tem se saído muito bem no pós-crise de 2020. É o que mostram as perspectivas dos bancos que projetam um crescimento de 5% da economia brasileira para 2021.

FARMÁCIAS E  SUPERMERCADOS

Pontos para alugar ainda são oferecidos em Itabira, mas ocupação continua intensa e com promessas para o segundo semestre (Foto: DataMG)

Pontos para alugar ainda são oferecidos em Itabira, mas ocupação continua intensa e com promessas para o segundo semestre (Foto: DataMG)

Contudo, como no início do ano,  o país estava sob os efeitos da “segunda onda” da pandemia, o crescimento foi baixo. Para se alcançar tal  projeção, no segundo semestre, de acordo com analistas, a economia terá de crescer acima de 7%.

O fato significa que os investimentos irão catapultar esse crescimento e em nossa região não será diferente. Há uma previsão de que o comércio, principalmente o de supermercados e farmácias, se movimente fortemente com novas lojas abrindo no mercado regional. Em Itabira especula-se que a Farmácia Indiana inaugurará mais unidades no município para fazer frente a uma possível entrada da Drogaria Araújo no mercado.

Na Avenida Mauro Ribeiro que,  para muitos, será o futuro do comércio de Itabira, uma nova e ampla academia está nos planos de investidores. Além da possibilidade do Supermercados EPA finalmente aportar em terras itabiranas. Na região do Bairro João XXIII um novo empreendimento será erguido para em breve ofertar mais uma opção para os lojistas. É esperar para ver um segundo semestre bem movimentado no mercado local.

GRANDES NÚMEROS

Trens de minério da Vale carregam 75 milões de reais por dia, segundo cálculo do Instituto  Data MG (Foto: Google/Vale)

Trens de minério da Vale carregam 75 milões de reais por dia, segundo cálculo do Instituto Data MG (Foto: Google/Vale)

Setenta e cinco  milhões de reais é o valor diário, estimado, que sai de Itabira nos vagões dos trens da Vale. Esse é o cálculo que se faz da riqueza das minas de Itabira para os cofres da mineradora, levando em consideração o preço atual da tonelada de minério de ferro, vendido a 217 dólares a tonelada, cerca de R$ 1.137,00 pela cotação atual da moeda norte-americana (08/07).

Multiplicado pela capacidade de carga que um vagão tem, de 80 toneladas, considerando que uma composição tem 86 vagões. Em média, dez  composições saem do carregamento das minas itabiranas diariamente em direção ao porto de Tubarão, no Espírito Santo.

Por: Adilson Simeão/Instituto DataMG

LAGE E LABRUNA TRAZEM CENTRO DE RADIOTERAPIA PARA ITABIRA

Matéria Anterior

VACINAÇÃO NA PAUTA EM ITABIRA ACIMA DE 45 A 49 ANOS E CAMINHONEIROS

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Economia