0

O prefeito Marco Antônio Lage anunciou, nesta terça-feira (29), que Itabira terá, pela primeira vez, um festival para exaltar a cultura tropeira. O evento está marcado para acontecer entre os dias 20 e 29 de maio, em Ipoema, com palestras, cursos, feiras de artesanato e gastronômica, tropeada (tradicional cavalgada), shows e outras atividades.

O anúncio foi feito durante a solenidade de aniversário de 19 anos do Museu do Tropeiro. Marco Antônio Lage explicou que, além da tradicional celebração por mais um ano do equipamento cultural, o festival também vai enfatizar o título de Capital Estadual do Tropeirismo conferido à Itabira pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O título foi concedido à Itabira em 2013, por meio da Lei 20.709, proposta pela ALMG e sancionada pelo então governador Antônio Anastasia. A legislação reconheceu a importância história do tropeirismo em Itabira e seu valor para o desenvolvimento histórico, turístico, social, cultural e econômico no estado de Minas Gerais.

“Temos de preservar e valorizar essa história. Reafirmar, cada vez mais, que Itabira é a terra do tropeirismo em Minas Gerais e que tem em Ipoema o centro dessa manifestação cultural tão importante. Esse festival, com tantos dias de atividades, é um passo importante que a nossa gestão dá nesse sentido. Vamos celebrar, sim, cada aniversário do Museu do Tropeiro, mas ir além e exaltar o título de Capital Estadual do Tropeirismo que ostentamos há tantos anos, mas que nunca foi bem promovido na cidade”, comentou o prefeito Marco Antônio.

A programação completa do festival está sendo finalizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), por meio da Superintendência de Comércio e Turismo e do Museu do Tropeiro. A divulgação oficial será feita nos próximos dias.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Nesta manhã , da janela do meu quarto, este cenário deslumbrante de vida e luz que convida à prece.

    Matéria Anterior

    Eleições 2022: Ex-prefeito de Itabira, João Izael se filia ao PMN

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades