0

A luta contra a morte, logo aos 18 meses de vida, marcou a primeira grande vitória do atleta Pedro Sena, que viaja nesta quinta-feira (14/4) para a Coreia do Sul, onde disputará o Campeonato Mundial de Poomsae, uma das categorias do Taekwondo. Morador da periferia de Itabira, ele foi convocado, juntamente com o colega Welton do Pinho, também itabirano, para integrar a equipe da Confederação Brasileira de Taekwondo que representará o Brasil, entre os dias 21 e 24, na cidade de Goyang.

A viagem para disputar o mundial é realização de um sonho quase interrompido pela morte. ”Pedro teve várias convulsões, seguidas de paradas cardiorespiratórias, quando ainda era bebê. Depois de Deus, foi o Taekwondo que salvou a vida dele”, conta a mãe do atleta, Aline Sena. Ela lembra o desespero para salvar a vida do filho quando nenhum médico conseguia descobrir o que causava as convulsões. Como praticava o esporte antes de ser mãe, Aline levou Pedro, então com 3 anos, para os treinos no programa social “Crianças do Amanhã”, em Itabira.

Depois disso, a criança não só se viu livre das crises como se transformou num atleta de ponta do Taekwondo brasileiro. “Há alguns anos eu já dizia para a mâe dele: o Pedro tem tudo para ser grande nesse esporte”, conta Welton, de 23 anos, que é um dos professores do adolescente e é outro convocado para a disputa na Coreia. Também morador da periferia da cidade, Welton vai para sua primeira competição internacional, depois de ter sido levado para o Taekwondo logo que perdeu o pai, aos 8 anos de idade. “Minha mãe queria que eu ocupasse o tempo vago com coisa boa”, conta.

Vaquinha

A viagem dos dois atletas para a Coreia só foi garantida porque a Prefeitura de Itabira, via Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, fez um convênio de fomento ao Esporte com a entidade “Crianças do Amanhã”, especificamente para disputa do mundial. No último dia 7 foram depositados cerca de R$ 25 mil na conta da entidade. O recurso custeia despesas com as passagens (ida e volta), alimentação e hospedagem. Numa vaquinha virtual criada para arrecadação, os atletas conseguiram pouco mais de R$ 3 mil.

A secretária Natália Lacerda explica que a política pública de Esporte e Lazer é um direito constitucional pelo qual o apoio e fomento a entidades e eventos esportivos integram as diretrizes básicas do atual governo, incentivando atletas e a prática de atividades físicas. “As performances do Pedro e do Welton colocaram Itabira na rota mundial do Taekwondo, e a participação da Prefeitura nessa viagem atende a determinação do prefeito Marco Antônio Lage de fazer do esporte um instrumento de integração e projeção social”, afirma.

SERVIÇO:

Pedro e Welton embarcam em Confins nesta quinta, dia 14, às 14 horas, para Guarulhos (SP), de onde seguem para a Coreia junto com a delegação brasileira na madrugada do dia 15.

 

Contatos:

Secretária de Esportes, Lazer e Juventude de Itabira:

Natália Lacerda – 31 98452-682

Aline Sena (Mãe do Pedro): 31 98830-2907

Welton de Pinho: 31 98721-4456

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura: Jornalista Carol Vieira 31 9 8658-5068

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    A imperdoável maldita e suas historietas engraçadas

    Matéria Anterior

    Quais as redes sociais e aplicativos preferidos das crianças e adolescentes de Itabira?

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Esportes