0

 

 

O Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, em Itabira, participa da 20ª Semana Nacional de Museus. O evento acontece em todo território nacional, de 16 a 22 de maio, com programação local envolvendo exposições, seminários, palestras, dentre outras atividades. Em Ipoema, as ações contarão ainda com exibição de filme, visita mediada e encontro de gastronomia e arte. As atividades serão gratuitas em formato híbrido, presenciais e on-line.

A ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é realizada anualmente com o propósito de mobilizar museus de todo o país a partir de um esforço coletivo e de convergência com programações temáticas. As articulações são do setor museal brasileiro. O tema abordado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para 2022 é “O Poder dos Museus”, toda a programação segue o tema escolhido.

A participação do Museu do Tropeiro na 20ª Semana Nacional de Museus é fundamental para fomentar e divulgar a diversidade cultural do distrito, além de aproximar a comunidade local com as ações desenvolvidas.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus e um instrumento de ampliação do acesso à cultura e de reconhecimento das instituições museais. Além disso, é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. A iniciativa é uma oportunidade para que as instituições possam partilhar, em âmbito nacional e de forma articulada, as suas ações formativas, educativas, e experimentações.

Com uma programação diversificada, o Museu do Tropeiro pretende contribuir para o fortalecimento do diálogo com seus diferentes públicos. A diretora do Museu do Tropeiro, Tayane Campos, relata que por meio dos museus, que são como testemunhos vivos da arte, da história, da ciência e da vida, é possível construir o presente e resinificar o futuro e ainda reforça a importância da interação com a comunidade local “a participação no evento é uma maneira de valorizar a instituição, intensificar a relação com a sociedade, o que dialoga com a função social do museu”.

A programação do Museu do Tropeiro na 20ª Semana Nacional de Museus será gratuita, em formato hibrido. Confira como será o evento:

– 16/05/2022 – 19h às 20h ABERTURA – LIVE: Museu do Tropeiro Convidados (Conversa sobre a importância dos Museus na atualidade)

– 17/05/2022 – 09h às 10h CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Início do projeto “Nas Trilhas do Tropeirismo””, com contação de histórias relacionadas a cultura tropeira.

– 19/05/2022 – 19h às 20h PALESTRA – Museologia História: A proteção da identidade de um povo.

– 20/05/2022 – 19h às 21h EXIBIÇÃO DE FILME – UMA NOITE NO MUSEU. (Início do Projeto de exibição de filmes no Museu)

– 20/05/2022 – 20h às 22h GASTRARTE – 1º Encontro de Gastronomia Arte Local:Praça Augusto Guerra – Bairro: Centro, Distrito de Ipoema.

– 20/05/2022 – 18h às 22h VISITA MEDIADA – NOITE MUSEAL – Visitação Noturna, mediada ao museu

Mais informações:

Museu do Tropeiro

Travessa Professor Manoel Soares, 127 – Centro – Ipoema – Itabira/MG

E-mail: museudotropeirooficial@gmail.com

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Prefeitura apresenta LDO 2023 em audiência pública

    Matéria Anterior

    Itabira reinaugura reforma e ampliação do serviço de hemodiálise

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Estrada Real