0

Anote, itabirano e  morador da cidade-polo Itabira: nesta sexta-feira, 29 de abril, a partir de 10 horas da manhã, a Provedoria e a Mesa Administrativa do Hospital Nossa Senhora das Dores entregam à população regional um dos mais modernos serviços de hemodiálise do interior de Minas Gerais. Além de Itabira, são mais 24 municípios que fazem parte da central itabirana.

Trata-se de um serviço que existe desde janeiro de 1989 em Itabira e que atendia a 11 pacientes, usando cinco máquinas de tanque. Hoje, o atendimento mais que triplicou — são 36 o número de atendidos no momento — “com ganho de 21 máquinas doadas pela mineradora Vale, chegando a 44 pontos por sessão”, informa o provedor Márcio Antônio Labruna.

INVESTIMENTOS

De acordo com o nefrologista Marco Antônio Gomes, vice-prefeito de Itabira, que é, também, diretor-técnico do serviço prestado, os investimentos aproximados das obras e equipamentos somam R$ 550 mil, sendo pagos pelo Hospital cerca de R$ 200 mil. Os demais valores foram contribuições da  Vale e de doações dos  deputados Lincoln (federal/PL), Léo Portela (PL/estadual) e Enéias Reis (federal/PSL).

Provedoria e Mesa Diretora do Hospital Nossa Senhora das Dores

 

MÃO DE OBRA

Os médicos Marco Antônio Gomes (diretor-técnico), Urutã, Juliana e André comandam a Hemodiálise, enquanto Elizamara está à frente da diretoria técnica de Enfermagem.

Para a labuta diária, além dos médicos nefrologistas, existem 5 enfermeiros além de um coordenador, 33 técnicos em enfermagem, uma assistente social, psicólogo, nutricionista, 3 assistentes administrativos, 2 de higienização e 2 copeiras. Toda a equipe atende a pacientes de 24 municípios da área de influência, além de outras cidades que carecem dos serviços prestados pelo HNSD.

 

NÚMEROS DE 2021

De acordo com o provedor Márcio Labruna, no ano passado foram realizadas 31.333 sessões de Hemodiálise, correspondente a uma média mensal de atendimentos a 220 pacientes/mês. “Na estrutura hospitalar foram realizadas três reformas para melhor atendimento aos pacientes e adquiridas novas máquinas da Fresenius, que substituíram outras em desuso”, palavras do provedor.

 

VISÃO DO PASSADO

Além do provedor Márcio Antônio Labruna, Dr. Marco Antônio e Lúcia Maria (Comunicação), a reportagem conversou com  o diretor executivo Alexandre José da Silva Coelho.

Notícia Seca vai publicar um resumo da história do Hospital Nossa Senhora das Dores, que completa este ano 163 anos de sua fundação. Aguardem.

Notícia Seca

Fotos: Comunicação HNSD

 

 

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Museu do Tropeiro integra a 20ª Semana Nacional de Museus com programação diversificada 

    Matéria Anterior

    Prefeitura inicia construção de nova praça no Pedreira

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Saúde