Notícia Seca prefeitura
HUMOR DOCUMENTÁRIO CRÔNICAS CULTURA GERAL JORNAL DE PREÇOS VÍDEOS MEIO AMBIENTE CIDADES ECONOMIA EDUCAÇÃO SAÚDE
Boa madrugada - Itabira, terça, 16 de julho de 2019   NOTÍCIA SECA CONTATO

ECONOMIA  
DINHEIRO CHINÊS PODE JORRAR EM ITABIRA
Prefeito prestou contas de viagem ao país asiático 19/12/2018

 
A expectativa sobre os resultados da viagem do prefeito Ronaldo Lage Magalhães à China, entre o final de novembro e início de dezembro, foi, em parte, resolvida em entrevista coletiva realizada no gabinete do terceiro andar do Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira 19.
 
Presentes a vice-prefeita Dalma Helena Barcelos, assessores que viajaram na comitiva, -  José Wilson Campos e Celso Matosinho da Silva - e outros membros do staff governamental.
 
Otimista, Magalhães disse que as providências seguintes serão agilizadas com vistas a ocupar os dois próximos anos — 2019 e 2020 — com atividades voltadas para o fortalecimento financeiro chinês ao Parque Científico e Tecnológico (PCT), ao Aeroporto Industrial e ao Campus de Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Essas seriam as iniciais e principais realizações do governo, as quais, no entender do prefeito, atrairiam outros grandes investidores a Itabira.
 
Recursos financeiros chegariam em forma de empréstimos, que podem ser empenhados na conta de recebimento da Contribuição Financeira por Exploração Mineral (Cfem), passando pelo crivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e aprovação do Governo Federal como avalista e Senado.
 
EMPRESA INTERESSADA
 
Ronaldo, o único que discursou durante o evento, pelo governo, repetiu em várias etapas de sua fala que há um notável e declarado interesse chinês em investir na região que tem Itabira como polo. Segundo ele, a empresa China Aluminium International Engineering Corporation Limited (Chalieco), que faz parte da holding internacional de produção de alumínio e é conhecida como Chinalco, foi contatada pela comitiva itabirana e se mostrou empenhada a executar o grande passo que seria tornar-se polo da região itabirana na produção e comercialização do produto.
 
A entrada de capital chinês no Brasil — a princípio US$ 210 milhões (R$ 816 milhões pela cotação atual) está voltada, então para decisões a serem tomadas em Brasília. A Prefeitura de Itabira, mesmo durante a praticamente paralisada atividade dos setores públicos, está encaminhando providências jurídicas e políticas no sentido de agilizar as medidas e se preparando para estabelecer encaminhamentos nos primeiros dias de fevereiro de 2019.
 
O aeroporto já tem local definido, a Serra do Tambor, entre os municípios de Itabira, Nova Era, Bela Vista de Minas e João Monlevade. O PCT tem, segundo o prefeito, lugar reservado no Posto Agropecuário.
 
Ronaldo também, sem que lhe fossem feitas perguntas neste sentido, falou superficialmente sobre o grande problema de Itabira, que é a água, e deu como encaminhada a solução para breve. Adiantou, ainda, que uma empresa especializada já foi contratada para tomar todas as providências com vistas à agilização e consequente realização das metas traçadas para que venha jorrar dinheiro chinês da terra de Carlos Drummond de Andrade.
 
CONVERSAS COM A VALE. E POVO?
 
O prefeito Ronaldo Magalhães informou que está mantendo conversações com representantes da Vale sobre compensações que a empresa daria a Itabira pela sua iminente saída do município. São muitas as dívidas que a empresa às vezes reconhece,, todos sabem, mas o chefe do executivo só deu a entender que há dois planos em ação sendo executados, o A e o B, mesmo sabendo-se, de acordo com vídeo e informações apresentados durante a coletiva que a iniciativa da viagem ao continente asiático foi agendada por consultoria contratada pela mineradora.
 
Assim, a questão Itabira-Vale continuaria sendo tratada ainda em sigilo. Ficou claro apenas ter ocorrido uma reunião com representantes da empresa nesta terça-feira (18), mas Magalhães não entrou em detalhes sobre as tratativas. 
 
Quanto à participação da sociedade civil organizada no processo de negociações, agora incrementadas pela entrada da China na visão de negócios brasileiros, foi revelado a Notícia Seca que a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Itabira (Acita) já teria feito o trabalho de conscientização do itabirano em um plano de metas. Segundo se falou durante os bastidores da entrevista, a Vale vai fazer junto à Prefeitura uma apresentação das linhas de trabalho que propõe fazer por Itabira. E tem mais: o encontro com a comunidade está previsto para o próximo dia 30 de janeiro.
 
Vamos aguardar.
 
Em tempo: ao encerrar a entrevista coletiva, o prefeito manifestou votos de um Feliz Natal e um próspero Ano-Novo à comunidade itabirana.
 
Fotos e texto: José Sana

 

 

Nude
 
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE! E-mail: contato@noticiaseca.com.br
Notícia Seca 2019. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvedor: SITE OURO