Na noite de segunda-feira (16), os alunos da primeira turma do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) começaram as aulas da formação técnica gratuita em Administração com ênfase em Gestão de Negócios. Fruto da parceria entre Prefeitura de Itabira, Sebrae-Minas e Fundação Itabirana Difusora De Ensino – FIDE, mais de 50 estudantes, com idades entre 16 e 24 anos, foram matriculados e ao longo de um ano, vivenciarão uma metodologia inovadora, apostando na teoria e prática.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, foi convidado para ministrar a aula inaugural do curso com o tema “ De Itabira para o mundo, do mundo para Itabira”. Na ocasião, o prefeito contou sobre a sua carreira, experiências, oportunidades, além de reforçar sobre a necessidade de acreditar na capacitação dos jovens como forma de projetar a Itabira do futuro, mais justa e sustentável.
“Vocês são a esperança da cidade. Acreditamos no potencial dessa turma, que será um modelo para o Sebrae-MG. Histórias de sucesso sairão daqui. Jovens de escola pública que estão tendo a oportunidade e, tenho certeza, que terão competência para aproveitar ao máximo esse curso. E, com muito orgulho, eu estarei aqui na formatura de vocês”, disse Marco Antônio Lage.
Além das disciplinas básicas do curso de Administração, a formação técnica contará com projetos de Empreendedorismo e Gestão, como o Tutoria, Empresa Simulada e Vitrine. Ao todo, o curso é composto por três módulos que proporcionarão ao aluno um ensino que vai desde o primeiro contato com o mundo dos negócios até o planejamento do seu primeiro projeto ou negócio real.
Para o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, os alunos do NEJ de Itabira receberão ensino de qualidade com patrocínio do poder público local. “ É importante vocês [alunos] sentirem orgulho por terem passado nesse processo seletivo e privilegiados por participarem de um projeto como esse que, certamente, mudará a vida de vocês”, destacou Afonso Rocha.
Segundo ele, mais do que um diploma, a oportunidade é de receber uma formação cidadã, focada no mercado de trabalho, preocupada com o meio ambiente e que incentive a atitude empreendedora.
Já o filho da Lúcia, Marcelo, disse que quando recebeu o email com o resultado da sua aprovação, o entusiasmo tomou conta do seu coração. “A gente nunca espera receber uma notícia dessa para fazer um curso gratuito, todo pago pela Prefeitura. Vai me ajudar bastante no mercado de trabalho uma vez que ter uma formação técnica é muito bom para o currículo. Vou me dedicar e pegar firme porque não imaginei que conseguiria”, afirmou o estudante.
Para os interessados, ainda há vagas remanescentes disponíveis para o curso. As inscrições deverão ser feitas em duas etapas:
– Preencher o formulário de inscrição com os documentos necessários
https://airtable.com/
– Responder o questionário disponível na página
https://forms.gle/
O que está incluso no curso?
-Todas as mensalidades
– Vale transporte
– Uniforme
– Lanche
Para participar do curso, é necessário:
– Residir em Itabira
– Ter até 24 anos
– Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.