O Diário Oficial do Município traz, nesta sexta-feira (10), mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Itabira. As alterações acontecem nas secretarias de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) e de Governo.
O advogado Danilo Alvarenga deixa a SMOTT para assumir a Secretaria de Governo. O antigo titular da pasta, o também advogado Bernardo Rosa, retoma seu mandato na Câmara de Vereadores, onde seguirá integrando a base de apoio à atual gestão.
“Encerro hoje um dos maiores desafios que enfrentei em minha vida, com sacrifícios enormes na minha vida pessoal e familiar. O propósito inicial na Secretaria de Obras, Transportes e Trânsito foi de fazer os projetos caminharem, otimizar planilhas, buscar recursos, equalizar o orçamentário do financeiro, licitar e fazer obras. E foi feito!”, diz Danilo Alvarenga, ao trocar de pasta dentro da gestão municipal.
“Pela credibilidade e confiança no nosso trabalho, agradeço aos amigos que fiz e ao prefeito Marco Antônio Lage. Estou saindo por conta de uma decisão pessoal e deixo a pasta da Secretaria de Governo administrável e consistente. Concretizamos projetos e iniciamos outros, na certeza de que fizemos o melhor por Itabira. Deus abençoe ainda mais essa gestão e, de volta à Câmara Municipal, continuarei com meu trabalho incessante para a construção de uma Itabira pujante e autossuficiente”, afirmou Bernardo Rosa.
Para o lugar de Danilo a escolhida é a engenheira ambiental Elaine Aparecida Mendes, servidora de carreira, que até então respondia pela Coordenadoria Técnica de Desenvolvimento Urbano, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. A nova secretária de Obras é a primeira mulher a gerenciar essa pasta na história.
Elaine Mendes é efetiva como auditora fiscal de Meio Ambiente. No Desenvolvimento Urbano, já ocupou os cargos de diretora de Serviços Urbanos e superintendente de Serviços Urbanos, antes de assumir a Coordenadoria. Foi responsável por todo o programa de zeladoria implantado pela atual gestão, além de atuar ativamente na reestruturação da Itaurb. Também já gerenciou o aterro sanitário e o aterro de inertes. Atualmente integra os conselhos municipais de Meio Ambiente (Codema) e de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e está na comissão de elaboração do novo Plano de Saneamento Básico do Município.
“É uma grande responsabilidade, sobretudo neste momento em que a gestão tem um intenso calendário de entregas. Estamos com muitas obras em andamento, fruto de um trabalho incansável do Danilo e da equipe da SMOTT. É também um imenso orgulho ser a primeira mulher, uma mulher negra, a assumir uma área tão importante para o presente e para o futuro de Itabira. Agradeço imensamente a confiança do prefeito Marco Antônio Lage e do vice Marco Antônio Gomes e espero corresponder às expectativas e ajudar o itabirano a ter uma melhor qualidade de vida”, diz a nova secretária de Obras.