0
Publicado em 09 de dezembro de 2024 | 10:47  Atualizado em 10 de dezembro de 2024 | 09:14

Pouso Alegre, no Sul de Minas, pode se tornar uma potência na fabricação de cosméticos e referência mundial. Isso porque a cidade de 152 mil habitantes foi escolhida pelo grupo O Boticário para sediar a nova fábrica de produtos de beleza da empresa, que deve ficar pronta em 2028.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (6 de dezembro) em Camaçari, na Bahia, onde o grupo comemorou 10 anos da inauguração da única fábrica do nordeste. Leandro Balena, diretor executivo do grupo O Boticário, afirma que o projeto para o Sul de Minas é o maior do Brasil e terá capacidade para quebrar recordes mundiais:

“Hoje as nossas duas plantas produzem em torno de 350 milhões de peças cada uma. A planta de Pouso Alegre, ela nasce com o tamanho das nossas plantas atuais, ou seja, ela nasce com capacidade de produzir 350 milhões de peças, mas ela está sendo concebida para produzir 1 bilhão de peças, isso é uma capacidade bastante importante, eu não tenho conhecimento de nenhuma fábrica de cosméticos que tenha esse tamanho”, afirma o executivo.

A novidade também representa um passo econômico importante para a cidade e para o estado. A expectativa é que sejam geradas até 4 mil vagas de emprego para atender toda a produção em larga escala. No início da operação de fábrica, mais de mil pessoas já devem ser contratadas e haverá prioridade para a mão de obra local.

“A gente vai sim entender um pouco mais a fundo o perfil de capacitação, como a gente atrai as pessoas do município. Um dos pilares é ter as pessoas locais conosco, como tem sido em toda a nossa jornada”, explica Balena.

O grupo O Boticário também pretende investir em cursos de capacitação para que a comunidade local aprenda a trabalhar na fábrica.

Por que Pouso Alegre?

A cidade do Sul de Minas passou por uma série de avaliações e concorreu com municípios de todo o Brasil antes de ser escolhida para sediar a importante fábrica. Pontos como a localização e disponibilidade de mão de obra foram levados em consideração.

“Pouso Alegre passou por um processo bastante robusto de escolha e de localização, e tem uma série de variáveis que são usadas para escolher o local. Disponibilidade de mão de obra, disponibilidade de estrutura, o mercado consumidor em torno dessa região, a própria infraestrutura do município, o que já é atendido, a localização, Pouso Alegre está do lado de uma grande rodovia e é servida por uma malha viária bastante importante… Então quando a gente colocou tudo isso em um frame e ranqueou, saímos com dez cidades e Pouso Alegre entre as principais”, diz o diretor executivo do grupo.

O grupo O Boticário é um dos maiores na produção de cosméticos do Brasil e também tem se tornado referência mundial. Atualmente, a empresa tem três fábricas no país, em Camaçari (BA), São José dos Pinhais (PR) e São José do Rio Preto (SP), que funcionam 24 horas. A de Pouso Alegre receberá o nome de ‘Afrodite’ e terá a produção de perfumes e produtos de cuidados pessoais.

“A gente acredita que a fábrica de Pouso Alegre, se não a maior, estará entre as maiores fábricas de cosméticos do mundo”, finaliza Balena.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    ESCOLHA EM QUAL ESTAMOS: EDUCATIVA, EDUCADORA, POLO, UNIVERSITÁRIA, FANTASMA DO FERRO, DE NINGUÉM OU CIDADE-ACAMPAMENTO

    Matéria Anterior

    “Unifei, no Campus de Itabira, concebeu uma nova graduação chamada Matemática Tecnológica (Mat Tec).”

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Geral