Foi-se o tempo em que as pessoas esperavam a informação chegar até ela para terem dados sobre qualquer assunto, seja uma vaga de emprego, um curso, um medicamento, ou mesmo sobre os candidatos para uma eleição. A comunicação hoje está descentralizada, as redes sociais e aplicativos de mensagem são o principal meio de informação para os eleitores.
Para comprovar essa tese, o DataMG em estudo recente perguntou aos eleitores das quatro principais cidades do Médio Piracicaba, Itabira, João Monlevade, Barão de Cocais e Santa Bárbara como eles se informam sobre as Eleições 2022.
A grande parte (38%) dos eleitores da região disseram que as Redes Sociais são as principais fontes de dados. Em segundo lugar vem a TV com 18%. Sites de notícias têm 15% de importância e conversas com amigos influenciam 11%. Rádios e Jornais em papel 4% e 2% respectivamente.
Veja o gráfico abaixo:
Veja o cruzamento de intenção de voto para Presidente X Por onde se informa.
Observação interessante: Quem se informa pelas mídias tradicionais como TV, Rádios e jornais de papel votam prioritariamente no Lula. Enquanto que quem se informa pelas Redes Sociais e Conversas com amigos vota em Bolsonaro
———————————————————————————————————
Leia mais
==>> 35% dos moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo tem interesse no mercado imobiliário