0

Por Carolina Carvalho

Mas calma: de acordo com as previsões da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, essas tempestades devem sem de fraca intensidade.
Ainda assim, “fraca” não é sinônimo de “inconsequente”. De acordo com a CNN Brasil, a NASA alerta que as erupções na superfície do Sol devem afetar comunicações de rádio, sinais de navegação e redes elétricas. Para astronautas fora do nosso planetinha, isso pode sim representar algum risco de dificuldades na comunicação com a Terra. Além disso, as tempestades solares também devem causar auroras boreais.
Por que uma tempestade solar influencia a aurora boreal?

O Mundo Educação explica que a ocorrência desse tipo de fenômeno “está ligada à interação entre os ventos solares e elementos químicos, especialmente na camada da atmosfera chamada de termosfera.”

De acordo com a CNN Brasil, a NASA identificou pelo cinco erupções solares de classe X, a mais intensa, em uma região ativa do SOl chamada AR 4366. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA na sigla em inglês), a segunda erupção, a X8.1, causou a ejeção de material solar, que vai causar as tempestades que atingem a Terra nos próximos dias.

O que causa uma tempestade solar?

Segundo o Brasil Escola, tempestades solares são causadas por ventos e erupções na superfície do Sol e também pela ejeção de massa da coroa do Sol. Essas tempestades são frequentes e a intensidade aumenta em períodos de pico de atividade do Sol.

“Tempestade solar é um fenômeno decorrente da emissão intensa de partículas carregadas e radiação eletromagnética da superfície do Sol. As partículas e a radiação provocam perturbações no campo magnético do planeta Terra.”

Brasil Escola

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    SALVAR O PLANETA EM QUE VIVEMOS É UMA SUPER PRIORIDADE, REVELA A NASA

    Matéria Anterior
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar