0

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Assistência Social, abre na próxima semana as inscrições para o programa “Itabira Delas”. A iniciativa visa capacitar 150 mulheres em situação de vulnerabilidade social com apoio educacional do Senac Minas. Serão oferecidos, gratuitamente, os cursos de “Camareira em meios de hospedagem”, “Boas práticas na manipulação de alimentos” e “Assistente administrativo”.

As inscrições poderão ser feitas de 5 a 18 de julho, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “A possibilidade de capacitar essas mulheres é um passo fundamental que nossa cidade dá em direção à promoção de alternativas de fonte de renda”, afirma a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha.

O programa “Itabira Delas”, previsto no Plano de Metas da Prefeitura, oferece 150 vagas para serem preenchidas por ano, para mulheres atendidas pelos serviços da Assistência Social. “O prefeito Marco Antônio acompanha passo a passo as ações e cobra agilidade e muita transparência no processo”, revela. A secretária acrescenta que o Conselho de Assistência Social é convidado para fiscalizar as etapas.

Para a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (Cream), Tatiana Gavazza, os cursos de formação profissional foram escolhidos pela necessidade das mulheres se qualificarem e gerarem renda, como um fator emancipador. Ela afirma que a Secretaria tem o compromisso de contribuir para a remoção de barreiras a oportunidades econômicas, de educação, saúde e justiça para grupos historicamente marginalizados, incluindo mulheres e meninas.

“É importante executarmos ações de alternativas de combate à desigualdade e violência de gênero. Acreditamos que a capacitação e o empoderamento econômico das mulheres são essenciais para que elas possam evitar ou mesmo sair da situação de violência”, reforça a coordenadora.

A aula inaugural para as mulheres matriculadas está prevista para o final de julho. Já as aulas começam em agosto. Confira os pré-requisitos para participar do programa:

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    PLANETA TERRA, MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES.

    Matéria Anterior

    Mix do CoruBrito semanal

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Geral