0

Coruja, ave de rapina, caçadora eficiente, de olho aguçado, alia-se ao Cabrito, ou Cabra, animal herbívoro pertencente ao gênero Capra, bichinho muito conhecido deste espaço, para produzir o MIXX CORUBRITO. Se gostarem, vocês vão entender em que lugar se encontra a verdade dos fatos.

O MONSTRO JURÍDICO

Existe uma figura por aí, soltinha, orientada por competentes advogados, que se você disser que essa figura já foi pobre, bonita, agradável, mansinha, comunitária, social, tal desocupada leva você na justiça comum e na incomum. Você nunca deve temer, aliás é para isso que foi criada, mas faz dó ver competentes juristas, como promotores ou juízes, cuidarem de temas de somenos importância, enquanto o mundo pega fogo e deveríamos todos nós procurar uma saída para este mundo desengonçado e doido. Com a palavra o real interessado em resolver tal questão intrigante, chata e mesquinha.

TRÂNSITO EMPATURRADO

Itabira foi projetada para ser uma cidadezinha qualquer, onde burros fazem sons de matraca de semana santa ao tocar a calçada; onde os sinos pendurados no pescoço dos equinos parecem chamar para a missa, onde meninos vão para a escola; onde, de vergonha do progresso, homens andam de cabeça baixa. Quem escreveu tudo isso, mais ou menos, foi Carlos Drummond de Andrade, o poeta mundial intocável. Mas, por obra da imprudência, o alto preço do minério de ferro e a sua abundante existência, fez tudo virar bagunça. Estamos falando do trânsito super caótico da cidade mineradora, ex-Presidente Vargas. Para falar a verdade, pura e incontestável, a única sugestão válida vem do Taquim da Foto Silva, que se resume no seguinte: “Trazer os burros pra cidade e levar os carros pra roça”. Valeu, Ostáqui!

INTERNET  DESCONJURADA

Segundo registros da história, os restos mortais de Ruy Barbosa de Oliveira, considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos,  além de jurista, advogado, político, diplomata, filólogo, jornalista, tradutor e orador, foram depositados numa tumba especial no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. Mas, no centenário do polímata, em 2021, foram transferidos para a sua cidade natal, Salvador, na Bahia. Teme-se que o motivo tenha sido outro, ou seja, como carioca o intelectual estaria sofrendo muito devido à tempestade de analfabetos que comentam fatos nas redes sociais. Ele teria arrombado a tumba de tremura a cada ofensa, e por isso levado por si próprio para longe. Contam que ver 99,9% dos brasileiros não saberem sequer diferenciar “mas de mais”, “onde de aonde”, “daqui a cinco anos” de “há cinco anos”, “final de semana de fim de semana” e quase todos os tempos da língua portuguesa usados adequadamente.

QUEM SEGURA O DINHEIRO PÚBLICO?

Chegam diariamente à redação deste CORUBRITO questões relativas aos constantes atrasos em pagamentos que ocorrem no atual governo municipal. Dizem que empreiteiros ficam seis meses sem receber um níquel e, em consequência, param seus serviços. A dupla desta coluna resolveu apurar, em pesquisa, qual a real razão. Os estudos estão em andamento. Quando concluídos serão levados ao conhecimento de todos.

ITABIRA, UMA ILHA SEMPRE

Desde décadas passadas um vereador do povo declarou que “Itabira é uma ilha de represas cercando a cidade”. Finalmente, a dona da causa foi descoberta e resolveu acabar com essas barragens malditas. Anuncia que as 15 montanhas de barro se tornarão de tratamento de rejeito a seco. Muito bem. Agora, porém, a Coruja e o Cabrito deparam com outra ilha que cerca Itabira, de lixo. Como se não bastassem os milhões de toneladas de lixo que são catados diariamente, agora a verdade é que nas encostas itabiranas, ou do redor da cidade, existe outra amontoada de escória circundando nossa gente humilde. Só para dar uma dica sobre onde que está essa sujeira, basta percorrer a periferia traçada pela estrada de ferro. É somente conferir.

RODOVIVOADOR

Uma das principais obras do governo de Daniel Jardim de Grisolia em Itabira foi a Estação Rodoviária Genaro Mafra, construída nos anos 1950/60 e inaugurada antes de concluído o seu trágico mandato. Itabira tinha, na época, cerca de 40 mil habitantes. Foi uma obra gigantesca para a época. Contudo, o tempo passou e o defasado censo do IBGE maltrata a contagem para aproximadamente 120 mil almas. Há setores técnicos que carregam dados de nossa população acima de 135 mil. Tudo bem, se for 120 ou 135 mil, não seria o momento de ser construído outro terminal intermunicipal e interestadual? Dizem as gerações pós 2000 que a atual Rodoviária de Itabira parece mais um disco voador dos menores que a imaginação humana já viu aterrissar e decolar pelo mundo afora, inclusive a famosa Nasa.

CHEGA POR HOJE

Vamos parar por aqui, avisando o seguinte: a cada semana esta coluna terá mais e mais pimenta malagueta. Avisamos que hoje sai somente a chamada pimenta-do-reino, um produto mansinho, que não arde, mas adula até o paladar em nosso dia a dia. A malagueta vem aí. Preparem-se.

Assinado: Coruja e Cabrito

“Itabira Delas” abre 150 vagas para capacitar mulheres em risco social

Matéria Anterior

Obras de Yara Tupynambá voltam a ser expostas após restauração

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar