Está não só provado, como também oficializado, que além de santos e anjos a politicagem ainda resolve questões complicadas. Provoca também conversões religiosas. A maioria delas é tirar o sujeito do ateísmo e levá-lo para o catolicismo. Ou preferir que o substantivo se torne componente de uma nova categoria. Esta é a parte inicial da história com a cara de Reforma Protestante, puxada por Martinho Lutero, em 1517. E a Contrarreforma que se realizou pouco depois.
A Contrarreforma foi o nome da reação imediata da Igreja Católica ao avanço do Protestantismo. Em Cabritolândia, tudo acontece porque é ano eleitoral. Um ex-pregador de “palavras ao léo”, o vice-prefeito Boi Omissus (BO), para não perder a “boca”, depois de tentar tirar demônios da prefeitura, aceita viver no meio de belzebus. Seu entusiasmo ressurge com a lábia bem molhada de Bode Bravo (BB), o prefeito, que tolerou suas mentiras como sabe as mesmas lições.
A RAZÃO
O estopim das duas revoluções foi aceso no distrito de Cabritinho II, onde uma festa religiosa, católica, teve novena puxada pelos dois famintos pelo poder. Daí, o seguinte: o povo entendeu que se se pode fazer política na igreja, a regra para o combate é deixar o pau comer. Aberta a novena da santa padroeira, os moradores acham que um “milagre” aconteceu com uma verdadeira lavagem de hipocrisia misturada com “carismo de pau”. No domingo 14, o pau voltará a comer, o distrito pode explodir.
Perderam a vergonha, então foi fácil para BB, também conhecido como MAL, que comunga até em cinco igrejas por dia, soprar o que seu parceiro deve fazer. Esse, que denunciou a existência muito acirrada de demônios na prefeitura, agora cala-se, considerando que passou a respeitar o Capeta Velho.
EXORCISMO
Qualquer pessoa pode perceber que, no início da pregação realizada, ocorreram fatos engraçados denominados exorcismos “A existência do demônio é um grande chamado a um alerta. Tal situação permitiu que, finalmente, no mundo, um evangélico adorasse imagens de santos, fato que é proibido definitivamente entre os crentes. Já ocorreram quebra-quebra em templos para mostrar que não se deve, segundo eles, adorar.
O pequeno distrito, chamado na Idade Média de Fazenda das Cobras, pode mostrar a todos, no dia D da festa, que as cobras serão soltas ruas abaixo e ruas acima. “Não façam o que falo, nem falem o que faço” – é a lei de Bode Bravo.
CONSOLIDAÇÃO
Bode Bravo e Boi Omissus deram as mãos de novo. Um enfiou o pé no bumbum de sua turma “desprezível” e outro aceitou ficar só com o voto de uma secretária. Então, vamos ver quem ganha a parada.
Mesmo assim, para consertar a trapalhada que fez, a dupla promete mais escândalos. Ninguém, em Cabritinho II acredita mais em seriedade na política. Só creem no fato inédito de um ateu ser devoto e um crente virar fariseu.
Zé do Burro e Vice-Versa