REI SALOMÃO
A existência do famoso monarca foi documentada por Henry Rider Haggard, pela Editora Autêntica, contém 200 páginas e foi transformado também em filme, que assumiu o mesmo nome. Rei Salomão viveu aproximadamente entre 970 e 931 a.C. Reinou sobre Israel e Judá naquele período, sendo conhecido por sua sabedoria, por construir o Templo de Jerusalém e pelo fato de possuir imensa fortuna.
Para os dias atuais a lenda se transportou com facilidade, bastou que chegasse a Itabira um doido da cuca, se candidatasse a prefeito, dobrasse até a Cava do Cauê e começasse a praticar uma política ao estilo da Idade Média. Marco Antônio Lage ou, no nome que adora — Marcus Antonius Lagis — parece ter engolido um pen drive com capacidade de 2 TB (terabytes). Não deu folga para nenhum questionamento e por aí segue sua vida no quinto ano de (des) governança na terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade.
IMPERADOR MARCO
Acaba de ocorrer um fato inédito, que supera outros de goleada: MAL, iniciais registradas em cartório e pia batismal. Inspirado não se sabe se em Salomão ou outro qualquer, Marco Lage descobriu ouro no Pontal, barragem que se encontra em processo de descomissionamento.
Assim ele se manifestou por meio de suas redes de falatórios espalhadas por toda Itabira. Permitam-nos citar os acontecimentos pelo menos tentar comparar Salomão com Marcão pela rima do nome e pela distância no saber de tudo. Se a sabedoria de livros estampada se confirma pela verdade nua e crua, vamos afirmar esta proposta: o livro da Autêntica Editora, 2015, intitulado “O mundo pode ser melhor — árvore da vida — a experiência da Fiat Chrysler ”, teve vários participantes, só não aparece o nome da verdadeira autora, RG. Gente, vamos fazer justiça porque o atual e eventual prefeito de Itabira sequer leu o livro que a autora desconhecida subscritou.
CONSELHOS DE SÁBIO
A cronologia do reinado de Salomão é baseada, principalmente, na Bíblia, com datas convencionais de cerca de 970 a 931 a.C. Alguns estudiosos usam uma cronologia mais detalhada, que localiza a morte de Salomão e a divisão do reino no outono de 931 a.C. De nossa parte, declaramos que se notabilizaram na vida do verdadeiro rei os Sete Princípios do Rei Salomão:
1 – Tenha um plano antes de investir.
2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
5 – Seja generoso.
6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
7 – Seja paciente e constante.
FAÇANHAS MARCOLINAS
Agora vamos ver as façanhas do Imperador de Ipoema, ou seja, o que fez na Fiat Marco Lage. Ele ainda não explicou? Depois no Cruzeiro, Cemig e na Prefeitura de Itabira.
— Na agremiação de futebol, Cruzeiro Esporte Clube, ficou claro para quem quis ver: quebrou deliberadamente o conjunto, levando-o por três vezes ao rebaixamento à Segunda Divisão.
— Derrotado, ajoelhou-se fingidamente nos pés do governador Romeu Zema (Marco é fantástico em dobrar as pessoas), entrou para a diretoria da Cemig e de lá foi tocado quando ficaram claras suas intenções.
Aí, no meio de seguidos fracassos, MAL pediu para que esperassem e ele conseguiu o que mais sonhou, ser prefeito de Itabira. Daí para a frente foi fácil demais, bastou ler uns livros de marketing, convidar marqueteiros famosos para ajudá-lo, deixar que a mulher assumisse a gôndola e lhe sobrou dinheiro a torto e direito, mais de R$ 5 bilhões, estupenda soma assim explicada aos olhos do povo:
— Festinhas, festas e festanças.
— Pinturas de prédios no centro da cidade.
— Pintura esquematizada de dezenas de meios-fios.
— Reformas de praças, tendo como as principais a Dr. Acrísio de Alvarenga e a gambiarra do Campestre.
— Reformas de escolas e PSF.
E aí a grande realização, revelada nesta data (12/08/2025), arguiu a Vale S.A. sobre o ouro que, por ventura estaria sobrando na Lagoa do Pontal. Ele próprio, o rei da tagarelice, saiu pulando de contentamento, sentindo-se como o próprio Rei Marcão, dono da Mina Imaginária de Ouro do Pontal.
Até este exato momento, destacamos assim as palavras do Rei Salomão, conhecidas por sua sabedoria e profundidade: temor a Deus, honestidade, prudência, trabalho, controle da língua e as consequências das escolhas. Se soltarem a língua do Imperador de Ipoema, eles será mesmo o deus.
Candidato a Rei, Marco Lage aposta que deparou com muito mais riquezas que foram encontradas nas Minas do Rei Salomão. Se bem que a Vale já o autorizou a pesquisar essas minas. Se alguém ver um maluco por aí com uma faixa na testa, caminhando pelos lados da Lagoa do Pontal, em Itabira, Minas Gerais, Brasil, América do Sul, Mundo, escrita assim: “Não me sigam, estou perdido”, podem acreditar que o desmiolado é ele mesmo, já faz mais de 60 anos que os garimpeiros deram adeus às ilusões.
Peguem o surtado e levem-no à presença de Salomão, que explicará mais detalhadamente o risco de crer nesse capataz. Não deixe de internar a nobreza num manicômio, pois sempre haverá a risco de estar nu ou ser um mentecapto.
Bom Cabrito
13/08/2025
Fotos: Redes Sociais