0

 Com o tema “Reconstruindo o Cauê: O Futuro de Itabira e Região depois da Mineração”, acontece na cidade, nos dias 27 e 28 de julho (quarta e quinta-feira), um seminário para discutir a Reconversão Produtiva. O evento tem como propostas nivelar os conceitos relevantes para a compreensão do processo de reconversão e seus desafios e ainda, sensibilizar e mobilizar o público participante para a importância do envolvimento de todos nessa questão, além de apresentar o projeto que está em construção. O encontro será na Fide, rua Sizenando de Barros, 27, Centro. As inscrições devem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/reconstruindo-o-caue-futuro-de-itabira-pos-mineracao__1648836 .

A roda de conversa será para debater sobre o futuro de Itabira. Com a concepção de ideias e sugestões para tornar a cidade melhor para se viver, pensando a economia, o destino de rejeitos de barragem e outros desafios, quando ocorrer a exaustão da produção mineral.

A programação no dia 27 irá contar com a apresentação do projeto de reconversão, em processo de construção. Após a apresentação os participantes serão divididos em salas temáticas para a discussão dos temas propostos, serão apontados os assuntos mais relevantes de cada tópico. As rodas de conversa serão conduzidas por especialistas. Podem participar do seminário interessados do setor público e privado, sociedade civil organizada de Itabira e região.

Os temas discutidos são:

– Casos mundiais de reconversão produtiva;

– A importância da governança para reconversão produtiva no território;

– Divórcio ou viuvez: como enfrentar os desafios sociais do fechamento de minas em territórios minerados?

– Aproveitamento sustentável de resíduos da mineração;

– Doce fel da minero-dependência nas cidades mineiras: Brumadinho e Itabira, em perspectiva.

Já no dia 28, acontece um workshop para promover conversas sobre o projeto “Agenda estratégica de Itabira”. Essa conversa será entre especialistas e a equipe que está elaborando o projeto, para troca de experiências, informações e análise da agenda elaborada para o município.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Marco Antônio cobra de Zema ações para o desenvolvimento de Itabira

    Matéria Anterior

    Cuca de volta

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Economia