0

A gigante australiana do ramo da mineração BHP Billiton comprou a Oz Mineralz no fim da tarde desta sexta-feira (18) e vai se instalar em Canaã dos Carajás muito em breve. De acordo com o site australiano de finanças Financial Review, a Oz aceitou a proposta de US$ 9,6 bilhões, algo em torno de R$ 34 bilhões; esta é a maior compra feita pela mineradora australiana desde 2011.

A BHP, considerada a maior mineradora do mundo, fez a aquisição da OZ de olho no promissor mercado de cobre no mundo. A OZ, que é a maior mineradora de cobre puro da ASX – bolsa de valores da Austrália – domina o mercado internacional e opera em Canaã dos Carajás desde 2019 e agora dará lugar à BHP.

A tática da BHP é se apropriar do mercado de minerais do futuro, como o cobre, para atender à descarbonização da economia global nas próximas décadas.

A demanda por cobre deve aumentar muito a medida em que os motoristas comecem a optar por carros elétricos, que necessitam de muito mais cobre do que um veículo tradicional com motor de combustão. Além disso, a corrida do planeta por energias renováveis, deve aumentar a demanda pelo metal.

Ainda não há informações sobre como a empresa vai operar em Canaã. Mas a expectativa é de mais investimentos, geração de mais empregos e um plus nas receitas públicas.

A BHP chega com força para ser uma das maiores rivais da toda poderosa Vale no Pará.

Revista da Mineração/texto-fotos

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Pesquisa DataMG mostra números para Vereador em Itabira.

    Matéria Anterior

    A Copa começou bem, com muitos gols, futebol razoável e protestos

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Economia