0

No Carnaval passado, milhares de cidadãos e suas famílias foram aglomerar-se  nas praias  espalhadas pelo Brasil,  principalmente no Estado do Espírito Santo. Médicos, infectologistas e mesmo leigos atribuíram a grande  parte  da nova onda da Covid-19 em Minas Gerais, principalmente em Itabira, às incursões de mineiros no território capixaba.

Os trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas viajaram sempre lotados na ida e na vinda, com passageiros de Belo Horizonte, Barão de Cocais, Santa Bárbara, João Monlevade, Nova Era, Coronel Fabriciano, Timóteo,  Ipatinga e Itabira, além de dezenas de outras estações, até Vitória (ES).

Trens de passageiros: suspensas as viagens até o domingo 4 de abril

Trens de passageiros: suspensas as viagens até o domingo 4 de abril

 

No fim deste domingo (28) foram suspensas as viagens de trem até o domingo seguinte, dia 4. Também não haverá transporte rodoviário por ônibus nesta semana para o Espírito Santo.

Se há uma queda no número de infectados e/ou óbitos em Minas Gerais (em Itabira, foi confirmada essa caída), por outro lado, no Espírito Santo, segundo setores do governo capixaba – ver fim desta matéria – a subida está comprovadamente vertiginosa e até os donos de pousadas e hotéis recomendam que o visitante fique na cidade em que está até a onda passar.

 

DONOS DE POUSADAS FAZEM APELO

“Somos sempre gratos aos mineiros; no Carnaval eles aqui vieram, mas agora, na Semana Santa, estão entendendo que o risco é grande; estamos perdendo dinheiro, tomando prejuízos, mas esperamos que, com muito cuidado, voltaremos logo a receber os bons clientes” — palavras de um dono de hotel que pediu para não ser citado.

Peracanga e Enseada Azul: parte livre e parte ocupada por banhistas

Peracanga e Enseada Azul: parte livre e parte ocupada por banhistas

As informações vindas da Praia da Costa, Vila Velha, Praia do Morro, Enseada Azul, Itapoã, Guarapari, Conceição da Barra e Meaipe indicam que grande parte de mineiros desistiu  de viajar, ao contrário do período de Carnaval, quando estiveram lotados hotéis e pousadas no litoral.

Em Itabira, o resultado dessas viagens refletiu nos boletins de registros de infecções e mortes. Quinze dias depois da festa de Momo, cancelada mas não para turistas ao mar, a caminhada para a Onda Roxa foi decisiva.

DE GUARAPARI VÊM ESCLARECIMENTOS

Conceição da Barra: futebol animado, alguns distraem-se em futebol

Conceição da Barra: futebol animado, alguns distraem-se em futebol

 

Dona de um hotel e uma pousada em Guarapari informa que, como os mineiros gostam do litoral capixaba, os moradores no Espírito Santo “adoram os mineiros”. Mas, desta vez  faz alerta: “O estado está todo fechado; estão proibidos restaurantes, sombrinhas, vendedores de alimentos, bares nas praias”, disse a Notícia Seca.

“Mesmo assim, tivemos hoje, domingo (28), um dia lindo e muita gente provocando  aglomerações; são pessoas que não têm consciência; estavam fazendo churrascos e esquecendo-se de que estamos perdendo amigos e parentes;  no momento,  a nossa prioridade é salvar vidas”, diz uma dona de hotéis, os quais tiveram canceladas todas as reservas.

A reportagem apurou que no  Estado funcionam apenas postos de combustíveis, oficinas mecânicas, clínicas, supermercados e farmácias.

NÚMEROS DA COVID-19 NO ES

Vila Velha: praia vazia e pouco ocupada por banhistas

Vila Velha: praia vazia e pouco ocupada por banhistas

 

O Estado do Espírito Santo registrou, até este sábado (27), 7.249 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 372.665. O índice de letalidade da doença no estado é de 1,9%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (26), o aumento é de 28 mortes e 2.327 novos casos da doença, ou seja, em um dia.

Itabira tem a velha tradição de procurar o litoral capixaba em feriadões. Agora vai ter que mudar a rotina de descanso.

NS

Fotos: A Gazeta, Divulgação e Arquivo

 

TIPOS DE CORPOS – PARTE 1

Matéria Anterior

QUANDO O PORTUGUÊS CHEGOU…

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Saúde