Roberto Hart, Forbes US
25 de maio de 2024
Atualizado há 15 minutos
Pesquisa mostrou que a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, estava relacionado com uma redução de 24% nos eventos relacionados a doenças renais
ACESSIBILIDADE
L L A- A+ ◐
A semaglutida, ingrediente presente nos populares medicamentos para perda de peso Ozempic e Wegovy, também pode ajudar a proteger os rins, de acordo com novas pesquisas divulgadas nesta sexta (24).
As descobertas vêm de uma análise de dados do estudo Select, que durou anos e foi financiado pela fabricante Novo Nordisk. Já na fase três, esse é o maior ensaio clínico sobre o Wegovy, incluindo 17.604 adultos com mais de 45 anos com sobrepeso ou obesidade de 41 países diferentes.
Entre os resultados, o grupo de 9.000 participantes que recebeu injeções semanais de semaglutida teve 22% menos pessoas com problemas renais em comparação com o grupo que recebeu placebo.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Os pesquisadores consideraram uma variedade de problemas de rim, incluindo morte por causas renais, declínio significativo na função renal, início de terapia crônica de substituição renal e início ou persistência de macroalbuminúria (altos níveis da proteína albumina na urina). A capacidade da semaglutida de combater esta última condição é provavelmente um fator chave na redução da chance de complicações renais, segundo o estudo.
Os pacientes que tomaram o princípio ativo também apresentaram quedas significativamente menores em uma métrica chave da função renal chamada taxa de filtração glomerular estimada, sugerindo que o medicamento pode ajudar a proteger pessoas com insuficiências renais pré-existentes.