As duas unidades não tinham, até então, salas adequadas para a vacinação de crianças e adultos. Agora, com exceção dos imunizantes triviral, BCG e contra a febre amarela, todos os demais previstos no Calendário Nacional de Imunização já estão à disposição da população nesses bairros, obedecendo aos critérios e protocolos de qualidade, aplicação e armazenamento dos imunos.
Levar a vacinação para todas as UBSs da cidade é uma ação prioritária da Secretaria Municipal de Saúde. Isso para gerar mais segurança, proximidade e agilidade aos moradores, com garantia de atendimento oportuno e eficiente.
“A intenção é dar mais conforto e acesso às ações e serviços que a Saúde do município deve oferecer à população, como forma de mantê-la protegida e imunizada, sem que seja necessário o seu deslocamento para tomar as vacinas em outro local distante de sua casa. Os imunobiológicos estarão disponíveis todos os dias, de segunda a sexta-feira, nos horários de funcionamento diário das unidades, com profissionais de saúde capacitados para a aplicação das doses necessários para crianças, gestantes e adultos”, explica a secretária municipal de Saúde, Clarissa Lages.
A imunização é imprescindível para a saúde pública. Uma medida que contribui para fortalecer a resposta individual e coletiva, pois previne a disseminação de doenças graves, que causam epidemias e levam a sérias complicações. É necessário manter as vacinas do calendário sempre em dia.