Por Valdecir Cremon
11/09/2023 às 10:32 Geral
(CRÉDITO: CADU GOMES / VICE-PRESIDÊNCIA)
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou mais três mortes em consequência do ciclone extratropical que passou pelo estado, na semana passada. As vítimas são de Colinas, Bom Retiro do Sul e Roca Sales, cidades da região central. Agora são 46 os mortos pela tragédia.
Muçum com 16 e Roca Sales com 11 são as cidades com o maior número de vítimas, entre as 93 que tiveram prejuízos e mortes. Há 46 pessoas desaparecidas.
O número de pessoas desalojadas aumentou para 20.490 na tarde deste domingo, e há 4.794 desabrigados. A Defesa Civil contabiliza 340.918 afetadas pelos temporais, com 924 feridos, milhares de prédios destelhados, com paredes e muros derrubados e uma grande quantidade interditados, sob risco.
Ajuda federal
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) anunciou neste domingo (10) a liberação de R$ 741 milhões para prefeituras das cidades afetadas, durante visita ao Estado, com uma comitiva de oito ministros. As medidas incluem a unificação do depósito do Bolsa Família de setembro em uma única data, dia 18.
A maior fatia do dinheiro – R$ 195 milhões – sairá do orçamento do Ministério da Integração.
Alckmin representou o presidente Lula, que optou por mais uma viagem internacional, desta vez para a Índia, para o Brasil assumir a presidência do G-20. Lula viajou dois dias após o Rio Grande do Sul ser afetado pelas tempestades.
Com Jornal da Cidade On-line