0

Pequena cidade mineira, de 1.259  habitantes  (IBGE 2022), com certeza tem os mesmos problemas que outras comunas brasileiras. A diferença pode estar na equipe que trabalha com a prefeita  Andréa Aparecida Otone de Souza, eleita no ano passado como candidata única.

 

As cidades brasileiras interioranas de modo geral eram populosas no fim do século 19. De acordo com a Revista do Arquivo Público Mineiro (1899), viviam na vila cerca de 3.000 são-sebastianenses. O êxodo rural  no período foi um dos maiores da história.

 

ANDRÉA  OTONE

Prefeita Andréa Otone e vereador Fernando: muito trabalho pela frente

Não teve adversário nas eleições de 2024 a candidata a prefeita Andréa Otone, mas encarou a tarefa de dirigir o município com entusiasmo ímpar. Como secretária de Ação Social, com formação superior no ramo, iniciou  ações em 2016, no mandato de Sebastião Quintão — já era funcionária pública desde 2005,  “Uma prefeita muito ativa, a primeira mulher que ocupa o cargo no município”, disse um cidadão que não quis se identificar.

 

Outro morador que caminhava na rua principal, a São Geraldo, afirmou : “É difícil acompanhá-la no trabalho ou mesmo nos fins de semana”. E já iniciou o seu governo na zona rural, além de manter a cidade limpa e o atendimento à população em horas exatas marcadas. A prefeita, sempre sorridente, mostrando que está feliz com os resultados, garante que o ritmo de trabalho vai continuar.

 

Ela sabe que tem muito trabalho pela frente, principalmente na área de saneamento básico, além do que tem feito nas estradas do município de 128 km²  de área territorial. Podem ser citados calçamentos de estradas íngremes e pontes de forte estrutura, entre outras iniciativas.

Igreja matriz de São Sebastião do Rio Preto: cartão postal de uma cidade de povo acolhedor

AGRADECIMENTO

 

A Editoria do site N.S. agradece aos vereadores do município a homenagem “Moção de Elogio votada” e assinada pelos parlamentares: Fernando da Silva Soares (autor), com o apoio de José Valnei Ferreira de Souza (presidente), Neide Maria de Oliveira,  Oldair José Gonçalves da Silva (futuro presidente), Jesse Adriano da Silva, José Eugênio Gonçalves, Paulo de Lima e Souza, Jardel Vieira Nascente Silva e Paulo Euzébio de Oliveira Lacerda.

 

Outro agradecimento faz o site aos conterrâneos, liderados pela prefeita Andréa Otone, que prestigiaram o lançamento do livro “O Eco da Superação”, em 7 de novembro de 2025, no Clube de Leitura, junto ao Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira. Agradecimento especial, também, ao fotógrafo Geraldo Quintão de Almeida, que registrou momentos do evento.

 

José Sana

Em 21/12/2025

Fotos: Geraldo Quintão

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    QUEM SALVOU A MATA DO LIMOEIRO?

    Matéria Anterior
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades