0

O Ministério da Saúde/GRS divulgou nesta semana o  Indicador Sintético Final (ISF), que apresenta a pontuação das cidades da Microrregião do Médio Piracicaba referentes  aos Índices  da Atenção Primária à saúde. O resultado se refere aos dados coletados pelo  Departamento de Saúde da Família (Desf), que acompanha todos os atendimentos primários no Brasil.

Ferros: nota 10 em saúde, um exemplo para a região e Minas Gerais

O QUE É INDICADOR SINTÉTICO  FINAL

 

Indicador Sintético Final (ISF) é o cálculo do desempenho municipal do conjunto dos sete indicadores de desempenho previstos  —  Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; — Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; — Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; — Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; —  Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenza e tipo B e poliomielite inativada; — Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; —  Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. A consolidação final da avaliação do desempenho que determinará o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município.

Santo Antônio do Rio Abaixo: pequena cidade mineira na região de Itabira, exemplar em saúde

 

ITABIRA NA ZONA DE REBAIXAMENTO

 

Se fosse um campeonato qualquer, de futebol, ou voleibol, ou o que se pode imaginar, Itabira seria irremediavelmente rebaixada. O Ministério da Saúde/GRS coloca a cidade no antepenúltimo lugar entre as 24 da Microrregião. Se não é o rebaixamento em termos de cair de série como nos esportes, de outra forma se registra: o retorno em termos de incentivos financeiros  passa a ser pífio. As informações  divulgadas nesta semana são referentes ao quarto quadrimestre de 2022. Nos outros três períodos Itabira também esteve mal colocada na análise do MS.

Barão de Cocais: Prefeitura publicou estatística de seu destaque, primeiro lugar em cidades ao seu redor

Ferros está em primeiro lugar ao obter 96,08% na pontuação por ter cumprido com uma cobertura primária à saúde com excelência. Em segundo e terceiro lugar estão Virginópolis 95,94% e Santo Antônio do Rio Abaixo que  uma pontuação de 99,25%.

 

Itabira, a  ricaça de qualquer lista brasileira, chegou apenas a 72,86% de aproveitamento na avaliação, pontuando quase em último lugar no ranking de atendimento às famílias. Ficou em antepenúltimo lugar entre as 24 cidades do Médio Piracicaba.

Itabira: prestação de serviços em saúde, foco para o seu futuro, analisada pelo MS e criticada por deficiências

 

José Sana

Com: Heitor Bragança/Rádio Liberdade FM

Fotos: Redes sociais

30/03/2023

 

Nota da Redação: mais um sinal que transmite ao povo uma triste realidade. Enquanto a cidade deveria estar na ponta, exemplarmente, com arrecadação acima de todas as expectativas (R$ 1 bilhão), mostra o seguinte: o que será o município com sua receita orçamentária abaixo de R$ 300 milhões? Com a palavra os nossos políticos.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    AVENTURAS DO PÉ DE PATO

    Matéria Anterior

    VEREADOR: AQUELE QUE VEREIA E LEVA PANCADAS

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades