Minas Gerais é um estado brasileiro cujas cidades oferecem ao visitante a oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre a história do Brasil. Embora seja conhecida por ser um estado que não possui litoral, o território mineiro possui, sem sombra de dúvidas, um grande potencial turístico, a começar pela capital cosmopolita, Belo Horizonte; passando pelas diversas serras, como a Serra da Mantiqueira; ou ainda pelas belíssimas cidades históricas, como Ouro Preto.
Todavia, o turismo no estado não para por aí. E isso se deve ao fato de que, diversas cidades mineiras possuem distritos extremamente aconchegantes que, além de se caracterizarem como típicas localidades de interior, abrigam um charme indescritível; acompanhado da deliciosa comida do estado, recheada de doce de leite; e de uma natureza exuberante.
Distritos Turísticos de Minas Gerais
- Lavras Novas – um dos mais queridos e conhecidos distritos mineiros, Lavras Novas está ligado à cidade de Ouro Preto. Conhecido principalmente pelas opções de ecoturismo existentes por lá, tais como belíssimas cachoeiras, o local também se destaca pelas deliciosas opções gastronômicas e de artesanato; além de trilhas excelentes para os mais aventureiros.
- Bichinho – situado entre Prados e Tiradentes, esse é um típico vilarejo da Estrada Real. Além de belas opções de artesanato, o local conta com uma atração excelente para quem busca fazer uma foto bem legal para as redes sociais: a Casa Torta, que é uma dos cartões postais do distrito.
- Monte Verde – um dos mais famosos distritos turísticos de Minas Gerais, esse é um distrito ligado a Camanducaia, quase na divisa com o estado de São Paulo. Por lá, além de opções ligadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo, os visitantes têm a oportunidade de aproveitar temperaturas negativas em um local extremamente romântico.
- Ipoema – o distrito da cidade de Carlos Drummond de Andrade, Itabira, é um outro local que não pode ficar de fora dessa lista. Além de ser um local rico em história, visto que abriga o Museu do Tropeiro; também é um local onde se pode ter um maior contato com a natureza; além de ser um distrito de grande importância para a literatura.
- Conceição do Ibitipoca – mais conhecido como Ibitipoca, o distrito de Lima Duarte é um dos queridinhos de quem busca opções voltadas para o ecoturismo no estado mineiro. Isso porque, além de contar com o Parque Estadual, onde estão localizadas belíssimas cachoeiras e trilhas, o clima fresco associado aos chalés que existem por lá, fazem do distrito um destino indispensável nessa lista.
- Milho Verde – esse belo distrito de Serro é um outro destino que deve ser incluído no seu roteiro. Além de contar com belas cachoeiras refrescantes e renovadoras, abriga igrejas que fazem o visitante ter um maior contato com a história do município e do estado mineiro. Não deixe de conhecer.
- Itatiaia – outro belo distrito mineiro, Itatiaia é um distrito de Ouro Branco, também situado na Estrada Real; e que chama a atenção pela tranquilidade que oferece aos visitantes que passam por lá. Com boas opções gastronômicas, é um pequeno vilarejo ideal para quem busca fugir da rotina das grandes cidades.