0

Por: Jardel Mendes

Foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (7) o livro “O Eco da Superação”, nova obra do jornalista e escritor José de Almeida Sana. O evento de lançamento ocorreu no Clube da Leitura, localizado no hall da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

A obra, que relata a experiência pessoal do autor com a surdez, tem como principal trunfo o profundo conhecimento de Sana sobre o tema. O escritor convive com deficiência auditiva desde a infância.

De acordo com o autor, os primeiros desafios relacionados à surdez surgiram durante o período escolar. Ele relatou que não conseguia ouvir as explicações dos professores, mas desenvolveu estratégias próprias para superar as dificuldades.

Aprendeu a ler de forma autodidata, esforçada – “na raça”, como destacou – com o apoio fundamental do avô,pai e da professora que ensinou na época de escola, que exerceram o papel de excelentes professores em sua trajetória.

Sana, relata que a convivência social sempre foi um desafio para as pessoas com deficiência auditiva. “Ninguém escutava ninguém”, afirma, ao descrever um ambiente de incompreensão. Segundo seu depoimento, os surdos eram constantemente alvo de zombaria – era frequentemente associado à condição até mesmo em sua própria experiência, até os 40 e poucos anos.

Superar esse estigma e não se abater com os maus-tratos foi, em suas palavras, um passo crucial. Um episódio marcante ocorreu em um curso de inglês, quando uma professora o menosprezou após ele cometer erros de pronúncia.

Foto: Jardel Mendes

Foi esse evento, conforme narra, que o levou a buscar um diagnóstico médico. A conclusão do especialista trouxe clareza: “Você não é burro. Você é surdo”. O laudo representou um ponto de virada em sua jornada de autopercepção e aceitação.

Marlete Sana, sua esposa salienta “com 55 anos de convivência, aprendi que a comunicação exige paciência: ele depende da leitura labial e precisa de ritmo lento. A surdez traz frustrações e ainda enfrentamos muito preconceito, mas com apoio familiar, ele superou as dificuldades. Este livro realiza um sonho antigo: é sua obra mais pessoal, onde conta suas batalhas e mostra que, apesar de tudo, construiu uma vida feliz.”

Após completar 80 anos, ele afirma ter alcançado a liberdade plena para viver. Segundo o autor, essa é a grande conquista do ser humano: vencer o medo da morte. Para ele, o verdadeiro temor não está em morrer, mas em não cumprir o propósito para o qual se foi destinado, em chegar o momento de prestar contas e não ter o que dizer sobre o que foi realizado.

Grato por sua trajetória, ele celebra o início de seu quarto livro e garante que não pretende parar. “Quero seguir escrevendo até o fim e, se possível, deixar até um livro póstumo”, destacou.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Como resolver a constante falta de água em Itabira?

    Matéria Anterior
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cultura