Uma das virtudes de um artista é sua habilidade em escolher repertório e se unir a bons compositores. Bira toca covers quando convidado para tocar em bares ou festas, mas é muito adepto do autoral e das parcerias.
Bira também compõe sozinho mas adora parceirar, principalmente com seus amigos Itabiranos, gente como Marçal, Gacê, Gervásio, e também se dedica a divulgar a maravilhosa obra de Newton Bandeira – e é claro, de Carlos Drummond de Andrade. Desse, nenhum itabirano escapa.
Bira é um espécie de embaixador de Itabira. Ele viaja por todo o país participando em festivais de música honrando a tradição cultural Itabirana. É meio Dom Quixote também, pois encara o mundo (os moínhos de vento) com seu violão de nylon e sua voz marcante.

Luiz Bira é mais um que eu reputo como um músico incrível.












