A campanha eleitoral de 2021 estava no auge dos acontecimentos, mas os ponteiros das pesquisas marcavam baixo desempenho para o candidato desconhecido, Marco Antônio Lage. Graças à inteligência abalada do outro candidato, havia, sim, esperança de vitória, mas era algo muito remoto, seriam necessárias algumas aceleradas para conquistar a decolagem. Uma padaria comunitária poderia ser um projeto social que visa gerar renda e emprego para a comunidade, além de oferecer pão e outros produtos. Até que…
UMA PADARIA MODELO
Estávamos em peregrinação pelo Bairro Pedreira do Instituto quando Marco Antônio Lage chamou Brander num canto, afastaram-se bem, eu de longe olhando. Ele, o candidato, mostrou-se apreensivo quanto ao resultado das urnas, cujas eleições estavam próximas. Aproximaram-se e presenciei a conversa desta forma:
Ele — Brander, estamos em situação difícil aqui na Pedreira, no Gabiroba e no Bairro Praia O que você sugere para pelo menos amenizar essa situação nesses três bairros que são os maiores de Itabira?
Brander — Está difícil, mas vou pensar o que fazer. Vou ver ali com minha turma e depois te falo.
O rapaz Brander não é mole. Começou a visitar reuniões em casas da Pedreira e teve uma grande luz iluminando o seu caminho. Lembrou de um projeto que liderou em Nova Contagem com um grupo de pessoas e não teve dúvida. Seria aquele planejamento mesmo. Promoveu reuniões com uma turma de sua confiança, convocou gente de Contagem e até uma engenheira que estava morando em São Paulo. Ficou literalmente por conta, concentrado numa só ideia.
Reuniram-se em Belo Horizonte. Depois, trouxeram todos a Itabira, fez novos encontros, o terreno foi escolhido e, finalmente, montaram o planejamento estrutural e arquitetônico, além de fazerem o orçamento financeiro da obra.
Marco eleito, Brander não brincou em serviço. Teve audiências marcadas, desmarcadas e remarcadas com o prefeito. A grande testemunha chama-se Dulce Citi, secretária do prefeito e hoje eleita vereadora.
Chega o Dia D, quando ficava claro que seria construída uma notável grande obra. Cerca de 15 pessoas participaram da reunião. Vieram profissionais e voluntários de Contagem e a engenheira de São Paulo, que pediu para não citá-la, por enquanto. Todos por conta financeira do idealista Brander Gomes, que vibrava a cada aprovação que recebia, principalmente dos moradores do bairro.
O chefe do executivo Marco Antônio Lage manifestou a sua ilustríssima palavra: “Construiremos e colocaremos para funcionar esse belíssimo projeto”. Palavra do prefeito transmitida de casa em casa e ninguém teve dúvida. Brander ficou impossível, só falava do assunto, recebeu outras incumbências do candidato, cumpriu, mas não se desconcentrou do trabalho. Em seis meses e dez dias, Brander dedicou-se de corpo e alma à imaginária padaria.
SONHOS EXISTEM NAS PADARIAS
Só sorrisos prometedores, Marco Antônio não vacilou na hora de acertar tudo, ninguém tinha dúvida. E foi marcada uma nova reunião na prefeitura com todos os agentes que reapresentariam o projeto detalhado, tudo em comum acordo com a comunidade, os construtores e o poder público.
Na apresentação final, e última, ficou definitivamente esclarecido que o prefeito estava realmente empenhado. Ele pegou a varinha “lumus” e impressionou quem viu e ouviu. Acrescentou detalhes ao projeto, declarou-se emocionado com a sua primeira obra como prefeito itabirano e deu ordens a seus assessores.
Um dos presentes, o secretário de Governo, Gabriel Alvarenga Quintão, ficou incumbido de atender Brander e o pessoal ali presente para tornar possível e legal uma obra, que teria, sim, licitação. E nada de licitação em atas dos Cafundós do Judas, que ainda não tinham maculado o governo.
PONTO FINAL
Ponto final. O governo Marco Lage está terminando o seu primeiro mandato e vem aí outro quatriênio, já que ele foi estupidamente reeleito. O povo de Itabira “entrou pelo cano e achou a torneira fechada” ou, em outras palavras, “tirou o pé do lodo e bateu com a cabeça na pedra”.
Marco Antônio Lage já tem uma ideia de governo e ninguém sabe com quem vai dialogar em seu segundo mandato. O que se sabe e se propala nos corredores dos andares municipais é que ele se candidatará a deputado em 2026. Quem sabe por um milagre ele volte a pensar no projeto Brander Gomes ou mais especificamente Padaria da Pedreira.
É infinitamente difícil ter uma padaria comunitária no Pedreira, mas sonhos fabricados por confeitaria talvez apareçam e aconteçam.
José Sana
Em 19/11/2024