0

Cidade com apenas 25% de passeios; “currais comerciais” ocupantes de espaços que seriam de pedestres, esses empurrados para o meio de ruas e avenidas; carros gigantes (ônibus, carretas, caminhões, vans escolares) estacionados em horários ociosos em bairros centrais; mão dupla em ruas estreitas com estacionamentos nos dois sentidos; excesso de garagens em toda a cidade; 63 mil veículos emplacados em Itabira em 2001, calcula-se mais de 100 mil hoje; 15 a 20 mil motocicletas rodando na cidade, a maioria soltando barulho ensurdecedor, saltando em meio-fios;  “trenzinho da alegria” (ou da tristeza) fazendo “tour” com crianças durante o dia e  à noite, deixando por alguns minutos o horror de apitos e musicalidade ininteligível com dobro de decibéis permitidos por lei;  estacionamentos de veículos, às vezes ocupando até três espaços; pedestres caminhando pelas ruas em uso de celulares e, incrivelmente, atravessando fora de suas faixas; enfim, esta é a atual Itabira que não cresce para três sentidos, apenas para um e, muito timidamente, apenas para um lado.

Aqui vivemos e aqui estamos no centro de um amontoado de gente que não tem outra opção.

Cidade mineradora sob o comando e dependência da Vale, que é um GRANDE GARIMPO, sustentador de um povo que nunca muda, nem sonha tanto como antes sonhava com mundo melhor, um futuro de paz e prosperidade.

Gente, cuidado com o falso socialismo, situado a apenas um passo do comunismo destruidor da liberdade a nós dada pelo Criador.

JOSÉ SANA

Em 22/04/2022.

PS: Não escrevi sobre flores para omitir a água, que deixei para depois. Não mencionei também os seguidos acidentes de trânsito, considerados anormais por quem os presencia.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Cartilha sobre licenciamento ambiental é lançada em Itabira

    Matéria Anterior

    Referências em mineração, Itabira, Paracatu e Nova Lima iniciam trâmites para serem cidades-irmãs

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades