Segundo levantamento feito por esta coluna, o próximo prefeito de Itabira tem nome praticamente definido na vontade popular. Não pense que serão Pé de Pato, nem Pedro Rapadura, nem Sônia Doida. Estamos conversando seriamente e precisamos definir o tema já e já. Afinal de contas, estamos a 11 meses apenas do pleito eleitoral de 2024.
A CAMINHO DA ESCOLHA
A exemplo da última enquete, o começo é com a sequência do perfil do escolhido. Primeiramente, foram consultados pelo site 100 cidadãos itabiranos de todas as classes sociais e graus de ensino, idade acima de 16 anos, via telefone ou WhatsApp.
O resultado é o seguinte para o perfil de cada um: — 69% querem um prefeito com menos de 60 anos de idade. — 49% pensam que o eleito deve ter curso superior completo. — 73% aprovam um executivo que esteja fora da política partidária. — 52% preferem uma chefia do sexo feminino, pelo menos para o cargo de vice-prefeito. — 55% opinam para que o prefeito escolha o secretariado antes de eleito. Sobre o tema “Ética” o leitor não quis opinar, achando a palavra muito distante de sua pretensão. Houve alguma citação a saúde em dia e alguns consultados disseram em percentual alto (98%) que o prefeito de Itabira deve ter saúde bem vigiada.
PREFEITO ESCOLHIDO
O povo praticamente definiu nomes da sugestão, mas, na verdade, o levantamento deu um super empate técnico entre nove pré-candidados.
Por ordem alfabética vamos divulgar os preferidos, de acordo com os nomes apresentados aos pesquisadores. “Explicando melhor — disse a coordenação da enquete — não foram apresentadas sugestões e foram eliminados seis consultados que não quiseram opinar.”
Eis a pequena lista, que pode crescer: André Viana Madeira, Bernardo Mucida de Oliveira, Francisco de Souza, Heraldo Noronha, João Izael Querino Coelho, José Pinto Marco Antônio Gomes, Marco Antônio Lage, Maria Gomes de Souza, Neidson Dias Freitas, Rosilene Félix, Sidney do Salão, Ronaldo Capoeira e Werveton Vetão.
Na semana de 20 a 25 de novembro será feito novo apanhado e vamos informar os nomes, considerando que não há proibição eleitoral de divulgação de nomes de pretensos ou apenas sugeridos pré-candidatos. Até agora, somente o atual prefeito de Itabira tinha se lançado como candidato por ele mesmo.
A Redação Em 09/11/2023