Dois fatos, dois extremos:
“No dia 22 de novembro de 1942, um grupo de pessoas simpatizantes do esporte resolveu fundar um clube de futebol ao que deram o nome de Valeriodoce Esporte Clube, que representa o endereço telegráfico da Companhia. Sob a proteção e com o irrestrito apoio da CVRD, o Valério cresceu e tornou-se uma paixão itabirana.” (Fernando José Gonçalves, em seu livro “A vida que Deus me deu”, janeiro de 2002”).
Em 18 de novembro de 2023, faltando quatro dias para completar 81 anos de vida, o clube de Itabira conquistou uma vitória heroica no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, ao vencer o América da cidade pelo placar de 2 a 0. O Alvirrubro havia perdido por 3 a 1 uma semana antes, em Itabira. O placar agregado deu 3 a 3. Na disputa de pênaltis, o Dragão Itabirano construiu um belo 5 a 3 e tornou-se, não só finalista do Módulo II, como chegou à Segunda Divisão do Mineiro.
MEU PERSONAGEM
Vibrei com estas palavras ditas por João Mário de Brito, virtual ou eterno presidente do Dragão: “O nosso objetivo é subir para a elite do futebol mineiro em 2024.” Ele sentia o quanto foi difícil enfrentar e passou uma semana todo vermelho de ansiedade.
O Personagem da Semana (ou do Mês) era um plágio que fazia de Nelson Rodrigues, no jornal que fundei, aos 16 anos, na minha terra natal, o “Folha Sebastianense”. Simbolizava, na minha nascente vocação jornalista, valorizar quem brilhou naqueles dias. A princípio, escolhi mentalmente o treinador Paulinho Guará. Gostei de sua postura diante das dificuldades que enfrentou e superou.
Quem sabe o sempre presidente João Mário de Brito, de quem já falei? Os atletas merecem e até elevaria o nome de muitos, representados pelo goleiro Elzo, decisivo no jogo. E o presidente substituto de João, Antônio Alves da Silva, o Miné, pé-quente? Para mim quem muito contribui também com o VEC chama-se Pedro Fortunato dos Santos, mas eu lhe daria o título de personagem do século, se tivesse significado tal promoção.
Agora, decido: elejo o prefeito Marco Antônio Lage como esta figura que se tornou fundamental na vitória inesquecível. Ele, realmente, incentivou, foi o combustível que energizou o clube, empurrou o Valério e, tenho a certeza disso, sustentou a bandeira do Valério desde a campanha eleitoral, sou testemunha ocular da história.
O que muito me conduz a esta decisão é ver que, até agora, Marco não fez marketing com o VEC, embora o faça com obras pequenas. Até sugiro ao chefe do executivo que continue assim, mais discreto, menos aparecido, mais humilde e sabendo que o povo adora humildade verdadeira. “Está ajudando o homem, né, seu puxa-saco?” Quem faz boa ação merece reconhecimento e sugiro que seja com o futuro de Itabira como foi com o Valério.
Conheci uma pessoa que serviria para inspirar os políticos sem eira nem beira quando exalam mentiras desvairadas. Essa criatura foi prefeito de Nova União. Numa reunião de executivos, que tratava de inaugurações de obras, ocorreu o seu grito de liberdade. Ele, Geraldo de Paula Andrade, conhecido como Geraldinho Roda-Viva, encerrou o bate-papo assim: “Inauguração é escândalo político. Vamos parar com isso agora?”
Cada um enfiou a viola no saco e não se falou mais nisso.
José Sana
Em 20/11/2023
Fotos: Valeriodoce Esporte Clube