0

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira e o campus local da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Itabira passa a contar com um Boletim Interpretativo de Qualidade do Ar. Chamado de ItabirAR, o documento irá analisar e divulgar dados periódicos dos índices captados na cidade. O formulário será produzido mensalmente e amplamente divulgado à população. Com o material, a efetividade da gestão de qualidade do ar será ampliada, além de promover a possibilidade de criação de políticas públicas que irão favorecer a comunidade itabirana.

PORTAL DO AR

“Uma cidade sustentável precisa ter conhecimento do ar que sua população respira. É necessário ter maior precisão sobre os dados que divulga para a população que vive, prospera e respira neste território. Para cumprir estes propósitos, apresenta-se e efetiva-se a parceria com a Unifei e seu corpo acadêmico, conferindo todos os atributos necessários, para uma “publicização” do monitoramento do ar da cidade de Itabira. O Portal do Ar está para entrar no ar. Novos Tempos”, anuncia o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott.

A metodologia aplicada é de um projeto de extensão que tem um padrão de análise estatística, utilizando dados da rede de monitoramento da qualidade do ar e dados meteorológicos disponíveis. O boletim é objeto da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAA) e a Unifei, será produzido de forma sistematizada, tornando as informações acessíveis à população. O material estará disponível no “Portal do Ar”, que será lançado pela SMAA em agosto.

Itabira sofre há muitos anos com a poluição do ar produzida pelas minas da Vale: agora passar a ter o controle imediato e exato com a parceria Prefeitura-Unifei

Itabira sofre há muitos anos com a poluição do ar produzida pelas minas da Vale: agora passar a ter o controle imediato e exato com a parceria Prefeitura-Unifei

Existe na cidade a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar, composta por estações que otimizam a cobertura da área explorada. Apesar do monitoramento ser contínuo, os dados captados não estão facilmente disponíveis à população, com divulgação dos níveis de poluição na cidade de forma periódica. Esta rede é de responsabilidade da empresa Vale. Com a parceria da Unifei, esses dados serão analisados, interpretados e divulgados em tempo real no portal.

COORDENAÇÃO DA UNIFEI

De acordo com a professora doutora responsável pelo projeto de extensão da Unifei, Ana Carolina Vasques Freitas, a parceria na elaboração do boletim é reflexo das iniciativas para estreitar o vínculo entre a universidade e a cidade onde atua. “Esses boletins, que serão publicados no Portal do Ar, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estarão auxiliando ainda mais na efetividade da gestão da qualidade do ar na cidade, agora com o suporte da Unifei. Além de promover a melhoria da qualidade de vida da população em Itabira, este projeto reforça o compromisso com a comunidade onde a universidade está inserida. Novos projetos já estão sendo elaborados para que esta parceria possa seguir avançando na temática da poluição atmosférica em Itabira”, afirma a coordenadora do projeto.

“As informações levantadas pelo projeto irão proporcionar importante instrumento, capaz de promover mais conscientização ambiental. A produção do boletim informativo também irá auxiliar a gestão ambiental no município, com possibilidade de fomentar ações direcionadas ao combate da poluição ambiental, com uma melhoria da qualidade de vida para a população”, finaliza o secretário Denes Lott.

AS “COROAS” AINDA FAZEM HISTÓRIA COM DR. COLOMBO

Matéria Anterior

“SELO DOM MÁRIO” É LANÇADO EM ITABIRA

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar