0

Quanto mais se aproxima o fim da mineração no Sistema Sul, já anunciado pela mineradora Vale para o fim desta década, mais aumentam os valores previstos das arrecadações de Itabira. Assim tem sido o comportamento orçamentário há vários anos. A Prefeitura itabirana, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), anunciou a previsão de receita para 2022 durante a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O valor líquido total estimado pela Secretaria é de R$ 685.047.977,00, sendo que aproximadamente 100 milhões de reais correspondem à receita de capital, resumida em solicitações de empréstimos, dependentes de diversos fatores para se concretizarem.

Mineração da Vale garante orçamento milionário da |Prefeitura de Itabira (Foto: Revista da Mineração)

Mineração da Vale garante orçamento milionário da |Prefeitura de Itabira (Foto: Revista da Mineração)

Para 2021 estavam previstas receitas e despesas em torno de 662 milhões. A previsão de crescimento é da ordem de 3,47%. Itabira está entre as primeiras cidades mineiras em arrecadação orçamentária.

AUDIÊNCIA VIA FACEBOOK E
E-MAILS

Vista do Paredão de Itabira, cidade que tem um dos maiores orçamentos fiscais de Minas Gerais (Foto: LBS Turismo)

Vista do Paredão de Itabira, cidade que tem um dos maiores orçamentos fiscais de Minas Gerais (Foto: LBS Turismo)

Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) a audiência foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, nesta sexta-feira (7). A participação da sociedade civil acontece por meio virtual e os dúvidas e questionamentos podem ser enviados para o e-mail: seplag@itabira.mg.gov.br, até do dia 11 de maio.

Clique aqui para enviar o e-mail.

“A LDO é a primeira etapa do planejamento para o próximo ano, é onde estabelecemos as diretrizes orçamentárias que poderá ser revisada na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Essas receitas são estimadas após o fechamento do primeiro trimestre de 2021, observando o seu comportamento e projetando para o próximo ano, que são receitas correntes, receitas tributárias, taxas municipais e transferências do Estado e da União. Temos também a expectativa das receitas de capital, que são oriundas de operações de crédito”, explica Patrícia Guerra.

Secretária Patrícia Alves Guerra: divulgou valores do orçamento para o próximo ano (Foto: Divulgação)

Secretária Patrícia Alves Guerra: divulgou valores do orçamento para o próximo ano (Foto: Divulgação)

DESAFIOS DA LDO

De acordo com a secretária os maiores desafios na elaboração da LDO são manter o equilíbrio fiscal, conseguir atender as necessidades das diversas secretarias e, principalmente, as secretarias de Saúde e Educação, que apresentam maiores demandas. O orçamento foi estimado de forma realista, em consonância com o Plano de Governo do prefeito Marco Antônio Lage.

A apresentação da LDO é um processo democrático onde a comunidade, por meio da transparência do setor público, fica conhecendo as prioridades para o próximo ano. O documento, após ajustes, será encaminhado para aprovação do Poder Legislativo, em seguida será sancionado pelo prefeito de Itabira.

Por: Coord. Com. Social/PMI/ NS

SURGE NOVA DROGA QUE PROMOVE “LIMPEZA” NO CÉREBRO, PROTEGENDO-O DO ALZHEIMER

Matéria Anterior

MÃE ESPERANÇA

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Economia