0

A partir da próxima segunda-feira (31), começam em Itabira as atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente. Uma delas é a capacitação para professores das redes pública e particular de ensino. A iniciativa será desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando, no dia 5, se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Devido à pandemia, as ações serão realizadas de forma remota e com número de participantes limitado. Na segunda-feira (31/5), das 16h30 às 17h30, acontecerá a capacitação “Introdução ao desenvolvimento curricular: projetos integradores com ênfase ambiental” ministrada pela professora da Unifei – Itabira, Bianca Cabral Caldeira. Na terça-feira (1º/6), das 10h30 às 11h30, haverá a palestra “Introdução à educação ambiental à luz do direito” com a diretora de planejamento ambiental da SMMA, Flávia Alvim de Carvalho.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Prefeitura e os participantes receberão certificado. “Buscamos auxiliar na formação de crianças e adolescentes enquanto estudantes e cidadãos, para que tenhamos uma geração consciente e atuante na proteção do meio ambiente, esperançosos de que, em um futuro próximo, possamos desenvolver projetos em conjunto”, explicou o secretário responsável pela pasta, Denes Martins da Costa Lott.

Faça Sua Inscrição

OUTRAS AÇÕES

Durante a Semana do Meio Ambiente, a SMMA e a Unifei também vão promover um ciclo de palestras com transmissão pelo YouTube, sempre às 18h. Confira a programação:

terça-feira (1º)

“Mudanças climáticas e poluição urbana”, com a professora doutora Ana Carolina Vasques Freitas;

quarta-feira (2)

“Gestão dos resíduos sólidos em tempo de pandemia: desafios e impactos”, com o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Danilo Alvarenga Freitas;

quinta-feira (3)

“Fechamento de mina”, com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Denes Lott.

Ao longo da semana, haverá plantio de mudas, lançamento de vídeo, oficinas e minicursos para estudantes da cidade. No sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades acontecerão no Parque Estadual Mata do Limoeiro, no distrito de Ipoema.

Parque Estadual Mata do Limoeiro, grande riqueza ambiental localizada no disrito de Ipoema

Parque Estadual Mata do Limoeiro, grande riqueza ambiental localizada no distrito de Ipoema

A SMMA conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação (SME), Itaurb, Organização Não-Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras, Projeto Maré Verde, professor Júlio César Batista Mattos e Associação de Moradores Protetores de Animais da Região de Itabira (Ampari).

SAIBA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES

ANA CAROLINA VASQUES FREITAS

É graduada em Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), possui mestrado e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pós-doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade São Paulo (USP). Foi pesquisadora visitante no Commonwealth Scientific and Research Organization (CSIRO) Oceans and Atmosphere – Austrália, sendo hoje pesquisadora associada deste centro de pesquisa. É pesquisadora colaboradora do Interdisciplinary Climate Investigation Center (USP), membro do corpo diretor da World Environmental Conservancy, Inc. (EUA) e do Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental. Faz parte do corpo docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA)/Unesp.

BIANCA CABRAL CALDEIRA

É professora da Unifei Itabira, mestre em Reprodução e Conservação de Animais Silvestres e doutoranda em Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores pela Universidade do Minho (Portugal).

DANILO ALVARENGA FRENTAS

É diretor-presidente da Itaurb, pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e possui MBA Executivo em Direito, Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

DENES MARTINS DA COSTA LOTT

É secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, advogado, consultor jurídico na área ambiental e minerária com experiência em políticas de sustentabilidade, licenciamento ambiental e licença social. Possui especialização em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela UFOP. É autor do livro “O Fechamento de Mina e a Utilização da Contribuição Financeira por Exploração Mineral”.

FLÁVIA ALVIM DE CARVALHO

É diretora de planejamento ambiental da SMMA, advogada, secretária da Comissão Estadual de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Espírito Santo e especialista em Direito Público e em Direito Internacional. Também é autora do livro “Educação Ambiental à Luz do Direito – Uma introdução aos direitos difusos e coletivos de forma lúdica e acessível. Um caminho à conscientização”. Atualmente, é mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) na área de concentração “Democracia, Liberdade e Cidadania”.

Por: Coord. Com. Social PMI

Imagens: Divulgação

NOTA DA REDAÇÃO

  1. Em se tratando de meio ambiente, Itabira está longe de cumprir as metas estabelecidas pelas próprias autoridades. Em novembro de 2006, a ex-primeira dama francesa, Danielle Mitterrand, em nome da ONG internacional que presidia, Fundation France Liberté, veio ao Brasil para conhecer a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, começando por sobrevoar Itabira até Conceição do Mato Dentro.

    Crateras itabiranas: parte dos buracos que assustaram a ex-primeira-dama da França, Danielle Mitterrand em 2006

    Crateras itabiranas: parte dos buracos que assustaram a ex-primeira-dama da França, Danielle Mitterrand em 2006

  2. No dia 16 de novembro, Danielle Mitterrand, numa fazenda localizada no município de Conceição do Mato Dentro, deu entrevista a este repórter e se confessou horrorizada com o desmatamento na extensão de uma mata famosa e, principalmente chamou os itabiranos de ineptos, por permitirem, em pleno século 21, que uma empresa, a Vale, abrisse tantas crateras como ela viu. Disse que o que se fez nos países desenvolvidos tinha que servir de exemplo para as nações, como o Brasil, em desenvolvimento.

  3. Um dos palestrantes mencionados acima, Denes Lott, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, fará uma palestra, na quinta-feira 3, sobre “Fechamento de mina”. Denes é autor do livro “O fechamento de mina e a utilização da contribuição financeira por exploração mineral”. Ele já pode levar para o seu discurso referências a este tema: a Vale está se preparando para fechar as minas do Sistema Sul; e Itabira, começou, já, seu processo de preparação decidida e sem medo?

CATAS ALTAS VACINA PESSOAS COM COMORBIDADES

Matéria Anterior

FALTAM 19 DIAS PARA DR. COLOMBO COMPLETAR CEM ANOS DE IDADE

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar