0
Nova operação promete facilitar o acesso dos mineiros às praias do Espírito Santo durante férias e feriados prolongados/Foto: Reprodução Internet
Nova operação promete facilitar o acesso dos mineiros às praias do Espírito Santo durante férias e feriados prolongados/Foto: Reprodução Internet

Atualmente, o trem de passageiros que liga Belo Horizonte (MG) a Cariacica (ES) é o único em circulação diária de longa distância no país. O trajeto de 664 quilômetros é percorrido em cerca de 13 horas, com 42 municípios atendidos e 30 estações de embarque e desembarque. Em média, 70 mil passageiros utilizam o serviço por mês, número que chega a 100 mil durante o verão e as férias escolares.

De acordo com a Vale, a ampliação atende à demanda crescente por passagens, principalmente em feriados e férias. O novo horário — ainda em fase de definição — funcionará nos dois sentidos, partindo de Belo Horizonte e Cariacica, com venda de passagens prevista para iniciar em 15 de novembro de 2025. Os horários exatos das viagens noturnas ainda não foram divulgados.

Símbolo do transporte ferroviário brasileiro, o trem Vitória-Minas conecta Minas Gerais ao Espírito Santo e oferece vagões climatizados nas classes econômica e executivarestaurante a bordoserviço de lanches e acessibilidade para pessoas com deficiência. Atualmente, as tarifas variam de R$ 81 (classe econômica) a R$ 116 (classe executiva), e o transporte é gratuito para idosos com renda de até dois salários mínimos, conforme a legislação federal.

A ampliação faz parte das negociações do novo contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), firmado entre a Vale e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para o setor de turismo, a novidade representa um reforço estratégico na integração entre Minas e o Espírito Santo, oferecendo uma opção mais confortável, segura e sustentável para quem deseja curtir as praias capixabas sem enfrentar as longas filas nas estradas.

A decisão a respeito do trem noturno é da própria Vale, mas quem estendeu a continuidade do ramal Itabira a Nova Era, para completar a viagem ao Espírito Santo, a empresa atende à solicitação do presidente do Sindicato Metabase André Viana Madeira. Viana também é conselheiro executivo da mineradora.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Avaliação do Governo Marco Lage tem nova queda em pesquisa DataMG

    Matéria Anterior
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades