0

A partir desta quinta-feira (22) teve início à campanha “Vacinação Solidária”, parceria do Conselho do Bem Estar do Menor (Combem), Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) e Prefeitura de Itabira. O objetivo é incentivar, durante a imunização contra a Covid-19, a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

“SOCORRO!” — GRITO DE CENTENAS DE FAMÍLIAS

Por meio da parceria, o Combem disponibilizará funcionários nos pontos de drive-thru da vacinação para contribuir no armazenamento e organização das doações. “A instituição tem o prazer de mobilizar e tornar parceira na campanha de arrecadação de alimentos para famílias em vulnerabilidade social. Muitas famílias em Itabira necessitam de um gesto de apoio e solidariedade de toda a população. Torne o momento de vacinação ainda mais especial de amor a vida, participe conosco”, enfatiza Gildênia Fernandes, gerente do Combem.

Para Jorge Borges, presidente da Funcesi, este é um momento importante para que a população de Itabira demonstre apoio e solidariedade aos menos favorecidos. “Em tempos onde o distanciamento social é necessário nos damos conta da falta que faz um abraço, mas essa ausência pode ser facilmente preenchida com atitude de bondade e amor ao próximo. Na Funcesi mostraremos com essa ação como ajudar a mudar o percurso dessa história, esticando uma mão, doando alimentos. Com isso podemos tornar este momento muito mais leve, a atitude renova nosso bem-estar e nossa esperança neste momento tão necessário”, diz Jorge Borges.

LEVANTAMENTO E AÇÕES IMEDIATAS

O secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior, enfatiza que as doações serão voluntárias. Não se trata, portanto, de um pré-requisito para receber a dose da vacina. A Prefeitura entra como apoiadora do movimento encabeçado pelo Combem e pela Funcesi e ficará responsável, via Secretaria Municipal de Assistência Social, pela distribuição dos alimentos nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

A ideia é aproveitar o levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade social que os Cras já possuem, que possibilita orientar o processo de distribuição dos alimentos. “A intenção é aumentar a rede de solidariedade, tendo em vista o grande número de pessoas que está passando por dificuldades por conta da pandemia”, afirma o secretário.

Para Elson Júnior, a rede de solidariedade é muito importante para contribuir com as famílias e somar aos esforços do Poder Público. Ele informou que nos últimos 30 dias a Prefeitura de Itabira concedeu 3.986 famílias com o cartão-alimentação, no valor de R$ 113,00 cada. “O Poder Público pode muito, mas não pode tudo. Assim, se faz necessária a participação da sociedade civil por meio das pessoas que desejarem expressar sua solidariedade com as famílias que mais precisam”, diz.

A “Vacinação Solidária” acontecerá nos dois pontos de vacinação da cidade, nos estacionamentos da Prefeitura e Funcesi, sempre que houver o procedimento do drive-thru. A iniciativa já passou a valer a partir desta quinta-feira (22), quando se iniciou a imunização da segunda dose para idosos na faixa etária de 79 anos.

Quem for vacinado nos PSFs — existem alguns casos — a doação pode ser feita nos pontos do drive-thru mesmo, caso seja possível esta ação ao doador.

Com: Coord.Com.Social PMI

Fotos: Divulgação

PREFEITO DE ITABIRA DISCUTE PARQUE DO LIMOEIRO COM IEF

Matéria Anterior

VALE, CSN, GERDAU, USIMINAS E AURA MINERALS: VÊM AÍ LUCROS ACIMA DE 100%

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Saúde