0

A Comissão de Minas e Energia aprovou, nesta terça-feira (22/03), o requerimento do deputado estadual Bernardo Mucida para que a mineradora Vale apresente os projetos de reparação dos territórios minerados, com destaque para Itabira.

Além dos representantes da mineradora, estarão presentes em audiência de convidados autoridades dos governos municipais, estaduais e federais para buscarem soluções aos danos provocados pela extração minerária em Itabira.

A iniciativa é um desdobramento da ação do deputado Mucida que sempre cobrou dos responsáveis soluções aos danos provocados pela extração minerária em Itabira e dos demais municípios mineiros.

De acordo com Mucida, Itabira, por ser berço da empresa Vale e um dos primeiros grandes municípios com previsão de exaustão das minas para 2031, é a melhor oportunidade para entregar à sociedade brasileira e internacional um exemplo de cidade mineradora sustentável, pós-exaustão das jazidas.

“Cobro que a Vale especifique em sua política ESG um compromisso de investimento em infraestrutura e ações para que as cidades mineradoras possam diversificar suas economias”, explica deputado Bernardo Mucida, enfatizando a necessidade de garantir o desenvolvimento regional através de instalação de polos educacionais, fornecimento de água limpa, além da eliminação de qualquer problema futuro com barragens.

 

Fotos: Ricardo Barbosa / ALMG
NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Patrícia de Freitas toma posse na OAB Itabira e se torna segunda mulher a presidir a instituição

    Matéria Anterior

    Água em Itabira: Vale garante à Prefeitura índice pactuado e plano para período de seca

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar