Nesta quinta-feira (30 de junho), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Andrade (Vetão/PSB), lançou a sua pré-candidatura, para concorrer a uma vaga de deputado federal nas próximas eleições de outubro. O evento ocorreu à noite na sede do Sindicato dos Rodoviários, centro de Itabira.
De acordo com a organização do evento, comparecerem e aplaudiram o pré-candidato Vetão, cerca de 400 pessoas, abrindo a lista o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. Entre as autoridades estavam presentes representantes de João Monlevade, Itambé do Mato Dentro e São Sebastião do Rio Preto e vereadores de Itabira. O vereador Vetão fez um agradecimento especial a todos, incluindo Maria das Graças Felipe de Lelis, presidente da Interassociação de Amigos de Bairros de Itabira e a representante do Conselho Tutelar Rosinha.
A FALA DO PRÉ-CANDIDATO
O presidente do Legislativo de Itabira e pré-candidato a deputado federal, Weverton de Andrade apontou a maioria dos que prestigiaram o evento com a sua presença suas primeiras testemunhas de sua experiência e competência nas lides diárias de seu trabalho político. “Temos condições de representar as pessoas sofridas de nossa região, de representar cada um em Brasília e denunciar lá que faltam remédios nas farmácias, falta apoio do governo federal ao povo sofrido, é hora de o cheiro do operário ser representado no governo federal”.
Entusiasmado com o apoio recebido, ele fez menção também aos funcionários da Itaurb, prometendo aumentar a força contra o seu fechamento, “fato que não vai acontecer”, prometeu que é mais um na lista dos lutadores pela tradição da empresa urbana.
Vetão fez um apelo aos cidadãos que o apoiam: “A força para nos eleger é de cada um de vocês. Que sejamos unidos com os vizinhos, os parentes, os amigos”.
O pré-canditado, que levará seu nome à convenção municipal do partido, em data próxima que será ainda marcada, conta com o apoio dos convencionados que analisarão o seu hoje e que deseja o apoio de todos os seus membros.
Vetão citou o nome do parlementar Bernardo Mucida, que pleiteia a sua reeleição a deputado estadual e que, segundo, Vetão tem maciço apoio aos secretários, seus amigos e a outros que o ajudam nesta batalha. “A política é a nossa esperança. Aqui está um filho legítimo de Itabira que deseja lutar pela nossa região e que propõe abrir uma discussão ampla por Itabira e região de natureza importante. “Está na hora de levar cheiro de gente, olhar de povo para o Congresso Nacional”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Itabira finalizou.
MARCO ANTÔNIO LAGE
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage já declarou seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual, João Izael Querino Coelho (PMN). Agora ele acaba de reafirmar o seu apoio a Weverton Andrade. Em sua fala, abordou os amplos problemas de Itabira, não antes sem denunciar a situação calamitosa do munípio, lembrando os “sucateados” ou “abandonados” da administração anterior: Itaurb, Saae, Valeriodoce, futebol amador, cultura, saúde, educação, estradas rurais, bairros inteiros. E estamos inteiros, lutando”.
Tocando no assunto “falta de medicamentos”, citado pelo vereador Vetão, prometeu resolver o problema. “E faltam médicos, problema que afeta o Brasil inteiro”, revelou.
A respeito do pré-candidato a deputado federal, o prefeito começou por elogiar o Legislativo Itabirano: “Vejamos o perfil de nossos vereadores. São vereadores sérios. Eles representam também a renovação política que se efetiva em Itabira” .
Dirigindo a sua palavra diretamente ao pré-candidato Vetão, Marco fez um prognóstico e uma comparação: “O Brasil tem 513 deputados federais e por que nós, de Itabira e região, não vamos eleger um para representar-nos em Brasília? Para trazer benefícios à nossa cidade”. O prefeito também elogiou a reunião política em plena quinta-feira, fato que para ele reforça a sua convicção de que “o itabirano vem mudando a sua visão sobre a importância de sua participação na vida política brasileira”.
Ao encerrar as suas palavras, Marco Antônio Lage criou uma frase que pode ser, para este momento, palavras de ordem: “Queremos Vetão para deputado federal”