0

A data exata todos já sabem: no dia 17 de junho de 1921 nasceu, na Fazenda Morro Escuro, município de Santa Maria de Itabira, Dr. Colombo Portocarrero de Alvarenga. Ele é o décimo segundo filho do casal Álvaro Alvarenga e Haydée.

Aos cinco anos de idade, ele chegou a Itabira, esteve uns tempos acompanhando o irmão Osvaldo, em Peçanha, retornou a Itabira, estudou até o segundo grau no Ginásio Sul-Americano, depois foi para Belo Horizonte cursar Medicina na atual UFMG.

Em 1949, já formado médico, a convite de Dr. Altamir Nunes Barros, veio para Itabira, onde fixou residência e se casou com Eny Figueiredo de Alvarenga. Não tiveram filhos, mas muitos sobrinhos que sempre os rodearam com muito carinho.

Dr. Colombo construiu uma história de que Itabira muito se orgulha. No início de seu mandato, o atual prefeito, Marco Antônio Lage, enviou projeto de lei à Câmara Municipal denominando “2001 Ano Municipal do Centenário de Dom Mário Teixeira Gurgel e Dr. Colombo Portocarrero de Alvarenga”.

Aprovado por unanimidade, o projeto foi sancionado pelo próprio autor, o chefe do Executivo itabirano. O prefeito, a seguir, visitou-o, tomou um cafezinho com ele e lhe comunicou a sua decisão de denominar o ano de 2021 como do centenário dele e de Dom Mário Teixeira Gurgel.

Devido à pandemia, por questões usuais no momento, com certeza não haverá festa no dia 17 próximo. O centenário das duas personalidades tem tempo ainda para ser comemorado neste ano.

Desta vez o aniversário terá um cafezinho familiar e telefonemas. Dr. Colombo e Eny não reclamam da situação. Afinal, outras pandemias ambos enfrentaram e venceram. Estão certos de que tudo passará.

Amanhã, 3 de junho, tem uma novidade aqui neste site. Lembrando que em 18 de março de 1985, o irmão mais velho dele, Dr. Mauro de Alvarenga, completava 80 anos, o médico, filósofo e poético, escreveu nove páginas de louvor ao médico-cientista, contando sua história, homenageando-o. O poema será mostrado aqui para todos verem mais um dom no sensível Dr. Colombo.

Aguardem…

Notícia Seca

Foto: O Trem Itabirano

SANTA BÁRBARA CUIDA DOS OLHOS DE SEUS CIDADÃOS

Matéria Anterior

ITABIRA VAI VIRAR UM CANTEIRO DE OBRAS: PREFEITURA PROPÕE PACOTE COM 1.300 INTERVENÇÕES

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Editorial