A Secretaria Municipal de Saúde prepara diversas ações para o Outubro Rosa em Itabira. Um dos destaques da programação é a Quinta Rosa, quando todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município estarão destinadas exclusivamente a exames, atividades e iniciativas voltadas para a prevenção ao câncer de mama.
Em todas as quintas-feiras, as UBSs serão direcionadas exclusivamente a consultas, exames de mamografia para mulheres com idades entre 40 e 69 anos, coleta de citopatológicos para mulheres de 24 a 64 anos e atividades diversas de prevenção.
Além das UBSs, a Policlínica Municipal e o Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE) também vão desenvolver atividades durante o mês para chamar atenção para a gravidade desse tipo de câncer que é o que mais acomete mulheres em todo mundo.
Durante todo esse período, a Superintendência de Ações em Saúde realizará intenso trabalho de conscientização das mulheres, com palestras, orientações, distribuição de informações sobre cuidados com a saúde e rodas de conversa.
“Prevenir é a melhor forma de evitar a doença. Hoje, Itabira está apta a atender novos casos e recidivas da doença, ofertando uma atenção especializada em oncologia, com a possibilidade de realização de exames, biópsias, quimioterapia, e futuramente a radioterapia, facilitando o acesso dos pacientes ao tratamento. Estamos envidando todos os esforços para garantir uma melhor qualidade de vida e assistência para os pacientes oncológicos de Itabira e região, trazendo para eles mais conforto, evitando longas viagens e os menores incômodos possíveis”, comenta a secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lage.
Câncer de mama
O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal de células da mama, que formam um tumor. Existem mais de 20 tipos de cânceres de mama e, para cada um, há um tipo de tratamento que pode variar, principalmente, entre a radioterapia e a quimioterapia.
A doença começa a se formar quando uma célula do corpo apresenta uma falha e se multiplicar de forma continuada. Esse crescimento desordenado começa a formar tumores em um tecido ou órgão, que podem estar restritas em um único local ou extrapolar o tecido onde iniciou seu crescimento, caindo na corrente sanguínea e se espalhando para outras partes do corpo. Este fenômeno é chamado metástase.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que 68 mil novos casos de câncer de mama são descobertos no Brasil a cada ano.