Produtores rurais de Itabira já podem participar da 4ª Campanha de Análise de Solo. As amostras devem ser encaminhadas até o dia 28 de julho à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA), na avenida das Rosas, 134, Centro, ou à Emater, na rua Trajano Procópio, 10, no bairro Pará.
O projeto é desenvolvido pela SMAA, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Sindicato Rural de Itabira e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), busca a sensibilização sobre a importância da análise de solo por mais produtividade no campo. As equipes participantes fornecem orientação para coleta e envio das amostras, além de recomendações técnicas conforme os resultados obtidos a partir das análises.
As análises de solo serão realizadas em laboratório credenciado, com isso será possível uma correta recomendação para racionalizar o uso de corretivos e fertilizantes, com uma maximização de utilização dos mesmos, aplicando as quantidades necessárias de acordo com as diferentes culturas e tipos de solo.
Os produtores rurais interessados em adotar esta técnica e usufruir dos benefícios da campanha, deverão buscar orientações junto a técnicos da secretaria e da Emater para os procedimentos de coleta, pagamento e envio do material coletado. O custeio da análise é de responsabilidade do produtor.
Após obtenção dos resultados das análises todos os produtores serão comunicados sobre as recomendações das quantidades necessárias para que possam acessar a Central de Compras e adquirir os insumos necessários de forma coletiva, reduzindo os custos de produção.
Mais informações sobre a campanha poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, pelos telefones: 3839-2260 e 3839-2262, ou na Emater pelo telefone 3831-3919.