0

Temperaturas podem chegar perto dos 45Cº em algumas regiões (Reprodução/MetSul)

Uma onda de calor extremo vai atingir todas as regiões do Brasil nas próximas duas semanas, com temperatura que podem chegar a 45Cº. Segundo o instituto de meteorologia MetSul, além de Minas Gerais, outros 14 estados estão em alerta de tempo quente com risco à vida, principalmente para população vulnerável, como enfermos e idosos.

 

Conforme o instituto, em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores aos 40ºC. Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão são outros estados sob alerta.

O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da próxima semana.

Bolha de calor

O fenômeno que vai fazer as temperaturas subirem ainda mais se chama bolha de calor. Também conhecida por domo ou cúpula de calor, ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, com ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar.

Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo, assim como uma tampa em uma panela. Esta bolha de calor atual vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

Como se proteger do calor extremo

Entre as orientações de especialistas diante de um período de calor extremo, a primeira e mais importante é: beber muita água. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Seguem as dicas gerais para se proteger no calorão.

Dicas para se proteger no calor

  • Usar roupas folgadas e leves
  • Proteger-se contra queimaduras solares
  • Ao ar livre, use chapéu de abas largas e óculos de sol
  • Não permanecer em um carro estacionado sob o sol.
  • Atenção aos sinais e sintomas da insolação, como estado mental confuso, fala arrastada, delírio, convulsões, alteração na sudorese, náusea, vomito, dores de cabeça, pele avermelhada, respiração rápida e superficial. O pulso atinge frequência cardíaca de corrida.
NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    PROCON PROÍBE VENDA DE LOTES DE GASTROL TC E INVESTIGA MORTE DE CONSUMIDOR EM BH

    Matéria Anterior

    EM DÓLARES, A MAIOR RENDA DO FUTEBOL BRASILEIRO CONTINUA SENDO ATLÉTICO 2 X 0 OLÍMPIA EM 2013

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Agro